O #MercadizarEntrevista traz em agosto um bate-papo exclusivo com a comunicadora Bruna Fadel. Passando por tópicos como criação digital, a importância da construção de networking para os iniciantes na área, empreendedorismo, processo criativo e muito mais, a entrevista conta ainda a expectativa da profissional sobre a sua primeira visita a Manaus para a sua participação no We Talk.
Bruna Fadel é formada em Rádio, TV e Internet, e é especializada em comunicação digital. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com gestão de redes sociais de grandes nomes do mundo digital brasileiro como a empresária e influenciadora Bianca Andrade, e o influenciador Fred Bruno. Além de já ter passagem por empresas de comunicação como a Editora Abril.
Atualmente, trabalha como nomes como a atriz Flávia Alessandra e Otaviano Costa, é sócia fundadora da Media House, e head de comunicação da Agência Family.
Construindo planejamentos estratégicos bem sucedidos, criando conteúdos envolventes com as comunidades online e empreendendo na comunicação, Bruna mostra, com suas experiências, algumas das possibilidades profissionais que podem ser enfrentadas pelas novas gerações de comunicadores, que cada vez mais estarão imersos no vasto universo da comunicação digital.
Confira a entrevista completa
Mercadizar: Em alguns anos de carreira, você já trabalhou com grandes nomes nacionais como Bianca Boca Rosa, Flávia Alessandra e Otaviano Costa. Quais conselhos daria para os profissionais que estão iniciando agora?
Bruna Fadel: Eu tenho dois pilares muito presentes na minha vida profissional: networking e gentileza! Networking porque, na maioria das vezes, nesse mercado artístico são as próprias pessoas que estão nele que abrem portas para você. Aquele famoso Q.I – quem indica, sabe? (risos). Eu fui construindo o meu “quem indica” ao longo dos meus anos de carreira, do zero. Fui para São Paulo aos 18 anos estudar comunicação, mas sempre com foco em conhecer pessoas importantes da área e estar em lugares que fortalecem essas minhas conexões. E quando a gente cria uma conexão forte com alguém, é gentil e entrega um trabalho bem feito, é certo que outras oportunidades vão bater na porta. Foi o que aconteceu comigo! Gosto muito de bater na tecla da gentileza também porque é o que sustenta qualquer relação pessoal, e no trabalho não seria diferente. Então meus dois maiores conselhos para quem está iniciando agora é: crie conexões e seja gentil, sempre.
Mercadizar: A próxima pergunta seria justamente sobre a importância do networking para os novatos na área de gerenciamento de redes sociais, e como criá-lo.
Bruna Fadel: Isso só reforça o quanto o networking é importante! Não digo nem só para gerenciar redes sociais de influenciadores e celebridades, mas também de marcas, serviços e negócios. Uma coisa que ajuda muito é focar nos nichos principais que quer atender e fortalecer suas conexões dessas áreas. Como? Esteja onde essas pessoas estão. Eventos, cursos, comunidades em redes sociais, grupos de whatsapp…Quanto mais ampla sua rede de contatos, mais trocas de conhecimento, experiências e mais oportunidades no mercado podem surgir.
Mercadizar: Sua participação no We Talk, em Manaus, será também durante o talk “Como criar um planejamento estratégico para redes sociais”. Qual a sua expectativa para o evento? Pode dar algum spoiler para os nossos leitores?
Bruna Fadel: Fiquei mega feliz com o convite e estou super animada para ter essa troca com a galera no evento. E é minha primeira vez em Manaus, amo conhecer novos lugares! Sobre spoiler, acho que posso dizer que esse talk cabe tanto para profissionais da área de comunicação e social media, quanto para empreendedores que fazem a própria gestão das suas redes sociais. Porque hoje em dia todo mundo precisa estar no digital, né? E saber criar um planejamento estratégico ajuda muito a colher resultados no perfil, fugir do “postar por postar”. Quero, além de compartilhar minhas experiências, mostrar como criar um plan na prática.
Mercadizar: Você lida com diversas contas, empresas e personalidades, pode compartilhar com a gente como você faz para administrar tudo, conseguir ser criativa e eficaz no seu trabalho sem enlouquecer (risos)?
Bruna Fadel: Na verdade, eu enlouqueço (risos). Não tem como dar conta de tudo, e não quero romantizar o “workaholic” porque o dia a dia não é fácil. Mas o que ajuda muito, que aprendi com o tempo, é delegar tarefas – tanto por não conseguir dar conta, quanto porque não tem como ser boa em todas as áreas! Hoje eu tenho uma sócia, a Marcela, pra dividir a gestão dos nossos negócios e temos um time para o criativo e execução dos projetos.
Mercadizar: Como funciona o seu processo criativo para conteúdos digitais?
Bruna Fadel: Com muita pesquisa! A criatividade não nasce comigo para criação dos conteúdos, sempre preciso me atualizar sobre as tendências de mercado, do nicho que vou trabalhar, olhar pros concorrentes e ter algumas referências.
Mercadizar: Diante da necessidade de se manter atualizada sobre as redes e o uso pessoal da internet, como profissionais como você podem equilibrar o consumo da internet? É possível ter o uso consciente dentro da rotina de quem trabalha com internet?
Bruna Fadel: Não só é possível, como é necessário! Já fui aquela pessoa de não largar o celular nem pra almoçar, mas isso adoece e impacta diretamente na produtividade. Hoje, na Media House, a gente estabelece limites. Temos um combinado de horário tanto para execução do trabalho quanto para “estarmos à disposição” para responder mensagens. Porque se deixar, como é tudo online, a gente fica respondendo assuntos do trabalho no WhatsApp até a hora de dormir. Limites são muito necessários para quem trabalha com internet.
Mercadizar: Você e sua sócia, Marcela Urbani, embarcaram no empreendedorismo ao iniciarem a Media House. Quais foram os principais desafios enfrentados ao empreender neste ramo da comunicação?
Bruna Fadel: Foram, e ainda são, muitos! Eu e a Marcela temos uma bagagem profissional e um networking muito bom individualmente, o que foi uma vantagem em muitos aspectos quando nos juntamos. Mas fazer com que as pessoas entendam que agora não é da Bruna e da Marcela que elas estão contratando um serviço, mas sim do time Media House, é um desafio. Mesmo nos posicionando como empresa, alguns clientes ainda querem muito a nossa presença no operacional do dia a dia, e aí entra nosso trabalho de mostrar que toda nossa expertise é passada através do time. E falando em time, esse é um outro desafio (risos). Como lidamos com figuras públicas, temos um processo seletivo que envolve um tanto de questões – do timing rápido em relação às entregas à conduta para lidar com essa galera. Isso além do trabalho diário que temos para treinar os colaboradores, para tudo seguir com o nosso padrão de qualidade.
Mercadizar: Você já presenciou momentos de crise relacionados a algum perfil com o qual trabalhou? O que mais deve ser levado em consideração ao gerenciar a imagem de um influenciador em momentos delicados?
Bruna Fadel: Vários (risos). Nesses momentos, é importante manter a calma, avaliar a situação e estar aberto a ouvir os pontos que público está trazendo que levaram à crise, para entender, junto a pessoa responsável pelo perfil, o melhor posicionamento – ou até se cabe algum.
Mercadizar: Atualmente, você também é Head de Comunicação da Agência Family. Quais os principais desafios em gerir pessoas de uma agência de comunicação digital?
Bruna Fadel: Acho que o principal desafio é conseguir equilibrar a necessidade de entregar bons resultados a todo momento, ao mesmo tempo que mantemos a saúde mental do time. Gosto de uma gestão humanizada, sempre priorizando o bem-estar das pessoas acima de qualquer métrica – que no digital, é uma cobrança diária. Mas não posso esquecer que estamos ali para cumprir com metas e alavancar perfis. Então achar esse ponto de equilíbrio é um desafio, mas que funciona e vale a pena.
Mercadizar: Cada vez mais as redes sociais exigem que os conteúdos sejam envolventes para conquistar o público. Considerando o marketing de influência, qual a responsabilidade de um social media com a criação de conteúdos que não reforcem estereótipos, e outras questões como padrões de beleza e desinformação?
Bruna Fadel: É muita responsabilidade! Pessoas públicas influenciam milhares de pessoas por dia, e nós, como os profissionais por trás da gestão daquele perfil, precisamos ter todas essas e outras questões no radar para orientação e criação de conteúdos inclusivos, reais e com objetivos maiores do que apenas engajar. Hoje, as pessoas querem consumir conteúdos reais de pessoas reais! Um exemplo claro disso foi a influenciadora Viih Tube compartilhando seu corpo pós-parto, sem filtro e sem nenhuma romantização. O quanto esse vídeo dela não mudou a vida de outras mães que só tinham como referência na internet aquelas que postam a “barriga chapada” pós mil procedimentos estéticos no Instagram? Já está fora de moda criar conteúdos irreais e com padrões inalcançáveis – e que bom!
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.