Comunicação

iFood reforça ações em prol da segurança e bem-estar de entregadores e clientes

O iFood tem atuado proativamente na validação da identidade dos seus entregadores parceiros e avançado no diálogo com associações de moradores e consumidores para proteger e assegurar o trabalho dos reais entregadores que atuam pelas ruas. 

Foto: Divulgação

Dentre as medidas para contribuir com a segurança, a foodtech líder da América Latina reforça um de seus procedimentos de segurança mais importantes: a verificação OCR, tecnologia que permite verificar se a pessoa da foto é a mesma pessoa do documento apresentado. Além disso, para garantir a legitimidade dos dados fornecidos pelos entregadores durante a etapa de cadastro na plataforma e permitir que continuem gerando ganhos para as suas famílias e para a sociedade, também foram reforçados o processo e a validação das informações pessoais informadas pelo entregador. 

Hoje, o iFood realiza três análises para a liberação na plataforma, para que não haja o uso indevido de contas. Periodicamente, ainda é ativada uma ferramenta de reconhecimento facial como medida de segurança adicional para proteger o entregador na plataforma e coibir o aluguel e o empréstimo da conta.

“O iFood tem 200 mil entregadores, alguns que vivem exclusivamente da entrega e outros que utilizam a plataforma para complementar sua renda. Eles estão fazendo o seu trabalho de forma honesta para levar renda às suas famílias. É muito importante a distinção desses profissionais de criminosos que se aproveitam da imagem dos entregadores. Não vamos deixar que essa profissão seja ainda mais marginalizada. O iFood quer que os Entregadores Reais possam ser facilmente identificados para coibir e dificultar qualquer tentativa de uso da imagem da categoria que possa prejudicá-los”, diz Claudia Storch, diretora de logística do iFood.

O iFood está veiculando campanhas de comunicação para os entregadores parceiros para ajudar na segurança. Além disso, a empresa realiza estudos para mudar suas bags com o intuito de dificultar as falsificações e o uso indevido das mesmas. Também serão reforçados alertas sobre os riscos de realizar empréstimos de contas, uma atitude que é proibida no aplicativo e pode resultar no descadastramento da plataforma. Para a própria segurança dos entregadores e o acesso à proteção dos seguros que o iFood oferece, é fundamental que cada entregador utilize sua própria conta.

“O iFood está junto com os entregadores reais e também conta com o apoio desses parceiros, que precisam usar seu cadastro na plataforma de forma responsável. Não emprestar ou alugar sua conta e seguir os demais termos de uso da plataforma são boas práticas essenciais”, reforça Claudia. 

Além dessas ações, o iFood reforça que no App do Entregador há um canal de denúncia disponível para que os entregadores parceiros reais possam informar de maneira segura qualquer irregularidade de que tenham conhecimento.

Desde o fim de 2021, o iFood vem realizando encontros recorrentes com os entregadores parceiros da plataforma para ouvir suas demandas e entender o que pode melhorar ainda mais nessa relação. O primeiro evento, conhecido como o 1º Fórum Nacional dos Entregadores, ocorreu em dezembro de 2021. A partir de então, outros cinco encontros regionais aconteceram. As cidades que receberam o evento Voz dos Entregadores até o momento foram Recife (PE), Fortaleza (CE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA) e Sorocaba (SP).

“Eu senti que todos nós fomos ouvidos. Hoje, me senti valorizada pelo iFood”, comenta Ingrid da Silva, 24, parceira do iFood há quase dois anos que esteve presente no Voz dos Entregadores: Escuta Recife.

Além de ouvir os entregadores parceiros, a empresa também tem ampliado o processo de escuta com associações de bairros para a troca de informações e o mapeamento de oportunidades de melhorias para a plataforma. O objetivo é criar um plano de trabalho conjunto para beneficiar a todos com mais segurança para entregadores, restaurantes e clientes que utilizam a tecnologia.

Mais recentes

Sem categoria

Prática de remo cresce no Amazonas e personal orienta a necessidade de preparo físico e acompanhamento

Selda Andrade, profissional de Educação Física da Fórmula Academia, destaca os benefícios do esporte e recomendações de exercícios
Sociedade

FAS recebe Prêmio de Excelência Francisco Gros 2025, em reconhecimento a iniciativas sociais positivas

Desde 2017, o prêmio reconhece instituições que promovem o diálogo, respeito e compromisso com um futuro mais justo e desenvolvido
zaynara
AmazôniaEntretenimento

Zaynara estreia campanha ‘Juntos Pela Natureza’ em defesa do clima

Artista amazônida abre campanha global da CI-Brasil que mobiliza influenciadores na defesa da natureza e das soluções climáticas
ponta negra
EntretenimentoMúsica

Ponta Negra recebe Concerto de Natal com repertório especial no feriado de 8 de dezembro

Espetáculo com Miqueias William, Orquestra Passione e artistas locais promete emocionar o público manauara
Sem categoria

Prática de remo cresce no Amazonas e personal orienta a necessidade de preparo físico e acompanhamento

Selda Andrade, profissional de Educação Física da Fórmula Academia, destaca os benefícios do esporte e recomendações de exercícios
Sociedade

FAS recebe Prêmio de Excelência Francisco Gros 2025, em reconhecimento a iniciativas sociais positivas

Desde 2017, o prêmio reconhece instituições que promovem o diálogo, respeito e compromisso com um futuro mais justo e desenvolvido
AmazôniaEntretenimento

Zaynara estreia campanha ‘Juntos Pela Natureza’ em defesa do clima

Artista amazônida abre campanha global da CI-Brasil que mobiliza influenciadores na defesa da natureza e das soluções climáticas
EntretenimentoMúsica

Ponta Negra recebe Concerto de Natal com repertório especial no feriado de 8 de dezembro

Espetáculo com Miqueias William, Orquestra Passione e artistas locais promete emocionar o público manauara

Relacionadas

ComunicaçãoMeio AmbienteNotícias

Em Manaus, laboratório para reciclagem de plástico fortalece economia circular

Cada brasileiro gera, em média, 64 kg de resíduo plástico por ano, totalizando cerca de 13,7 milhões de toneladas, segundo o Panorama dos Resíduos Plásticos no Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2022. Diante desse cenário, iniciativas voltadas à reciclagem ganham ainda mais relevância. Um exemplo […]

Comunicação

Dia do Profissional de Propaganda: Talita Loris compartilha sua carreira e desafios da comunicação publicitária no Norte

Neste dia 17 de outubro, é celebrado o Dia do Profissional de Propaganda, data que homenageia o empenho e a criatividade dos publicitários no desenvolvimento de campanhas criativas e estratégias comunicacionais que conectam marcas e o público. O setor influencia diretamente a economia e o mercado, estimulando a concorrência e a inovação em produtos e […]

Comunicação

Artistas nortistas marcam presença histórica em obra comemorativa aos 90 anos de Maurício de Sousa

Em comemoração aos 90 anos de Maurício de Sousa, a Editora Panini e a Mauricio de Sousa Produções desenvolvem a MSP90, um livro de capa dura com 240 páginas que reúne uma verdadeira seleção brasileira de quadrinistas.  A obra, prevista para outubro deste ano, conta com diversas releituras inéditas e autorais dos clássicos personagens da […]

Acessar o conteúdo