Sofia Lourenço; 26/09/2024 às 16:30

Exposição ‘Sinhás da Minha Vida’, de Paulo Rojas, estreia em 5 de outubro na Casa das Artes

Ao todo, serão apresentadas dez indumentárias de Sinhazinha da Fazenda, item de número 7 do Festival de Parintins, criadas pelo artista plástico e figurinista

A partir de 5 de outubro, a Casa das Artes em Manaus sediará a exposição “Sinhás da Minha Vida – Um Olhar Sobre a Sutileza da Sinhazinha da Fazenda”. 

Imagem: Divulgação

O evento revisitará dez indumentárias icônicas da Sinhazinha do boi-bumbá Caprichoso, item 7 do Festival Folclórico de Parintins, criadas pelo artista Paulo Rojas. A exposição estará aberta ao público gratuitamente de quarta a domingo, das 15h às 20h, destacando figurinos que marcaram diferentes edições do festival.

“Quero criar uma atmosfera que transporte o público para a magia das apresentações do boi Caprichoso, mas com um toque especial que reflete a proposta mais lúdica das peças reproduzidas. Cada figurino será exposto de maneira a destacar seus detalhes, enaltecendo a utilização de material sustentável e criando uma experiência visual harmoniosa e consciente”, explica Paulo Rojas.

Imagem: Divulgação

 

As peças expostas incluem reproduções dos figurinos que representam elementos da cultura amazônica, como “Sonho do Boto Cor de Rosa” e “Festa de Sonhos: Brincar de Boi”. Criadas com materiais vibrantes e formas inovadoras, as indumentárias celebram a união de tradição e modernidade, ao mesmo tempo em que incentivam reflexões sobre consciência ambiental. Rojas espera que a mostra ofereça ao público uma nova visão sobre o papel da Sinhazinha na cultura popular.

“É uma oportunidade única de revisitar minha trajetória e de celebrar o legado do Caprichoso com uma nova perspectiva. Espero que as pessoas se encantem com as releituras dos figurinos e se sintam inspiradas a ressignificar o conceito de moda, valorizando a moda sustentável e o respeito ao meio ambiente. O público pode esperar uma experiência visual rica e emocionante.”, finaliza o artista.

Além dos figurinos, a exposição também trará textos explicativos sobre o processo criativo de cada peça, enriquecendo a experiência dos visitantes. Com apoio da Lei Paulo Gustavo, a exposição é uma colaboração entre o Governo Federal, o Governo do Amazonas e outras entidades culturais, reafirmando o valor da preservação e inovação das tradições folclóricas da região.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.