Belém do Pará celebra o Mês da Consciência Negra com a abertura da exposição fotográfica “Resistência Negra” na Biblioteca Arthur Vianna, localizada no Centur. A exposição, que destaca a força e o ativismo das culturas negras, estará aberta ao público gratuitamente até o dia 29 de novembro. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
A mostra reúne uma série de fotografias capturadas pelo fotojornalista Luís Miranda em colaboração com estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Estadual Antônio Lemos, em Santa Izabel do Pará.
A curadoria é da professora Nice Miranda que lidera um projeto pedagógico com uma abordagem antirracista, voltado para a matriz da educação no campo. A coordenação reflete o trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2023, trazendo registros visuais de práticas e simbolismos da cultura negra, como a etnomatemática das tranças nagô, a ancestralidade das pinturas faciais e o gesto das mãos erguidas como ato de resistência.
A exposição também receberá bate-papos nos dias 19 e 21 de novembro, com a participação especial dos alunos da turma da educação do campo que participaram do ensaio fotográfico.
Serviço
Abertura da Exposição: 5 de novembro, às 17h
Período de visitação: 5 a 29 de novembro
Horário: 10h às 18h
Local: Hall do 3º andar, Biblioteca Arthur Vianna, Centur
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré, Belém
Entrada gratuita
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.