Thaís Andrade; 20/03/2024 às 17:23

Conheça as três mulheres amazonenses que irão palestrar em Harvard e MIT

Liderança comunitária, artista e pesquisadora; diferentes histórias se cruzam através da coragem, luta e o propósito da educação

Nos dias 6 e 7 de abril de 2024, Harvard e MIT recebem três amazonenses para representar seus povos, trabalhos e vivências em uma conferência internacional, composta por mais de 80 palestrantes. Lutana Kokama, Djuena Tikuna e Merllin de Souza vão abordar os respectivos temas de Justiça e Democracia, Educação e Ciência e Saúde ao lado de políticos, pesquisadores e outros profissionais das áreas para trazer visibilidade a diferentes questões enfrentadas pelo Brasil. Conheça abaixo o perfil de cada uma das participantes da Brazil Conference em Harvard e MIT.

Lutana Kokama

É cacica líder eleita da maior comunidade indígena em um centro urbano em Manaus, com 3 mil famílias e 35 diferentes etnias. Por meio da arte, educação e saúde, ela e outras mulheres lutam por melhores condições de existir e pela reconexão com a cultura indígena em ambiente urbano. Lutana é a primeira mulher manauara a tomar posse do maior cargo hierárquico na cultura indígena, conquista que ocorreu através da votação de todas as lideranças. Lutana fala na Brazil Conference em Harvard e MIT sobre Justiça e Democracia e é a primeira vez que deixa o Brasil para visitar outro país.

Djuena Tikuana

Cantora indígena da Amazônia, jornalista, documentarista e produtora cultural, Djuena é uma das maiores referências em música indígena no país e primeira jornalista indígena formada no estado do Amazonas. Através da música e da cultura, Djuena conta sobre a história de seu povo, que habita o Alto Rio Solimões, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, com canções em sua língua materna, o idioma Tikuna. Djuena tornou-se a primeira indígena a realizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas, em Manaus, com trabalhos realizados em parceria com artistas de várias etnias das regiões do Alto Solimões, médio Solimões e do Alto Rio Negro. Atualmente, desenvolve o documentário que retrata a musicalidade, as tradições e costumes do povo Tikuna. Djuena discorre sobre educação no evento da Brazil Conference em Harvard e MIT, abordando esses e outros temas relacionados ao seu universo de atuação.

Merllin de Souza

Cientista e Pesquisadora Antirracista, Merllin é fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Amazonas, bolsista de Iniciação Científica da Fapeam. Também é mestre e doutoranda no programa de Ciências da Reabilitação da Faculdade de Medicina da USP. Sua pesquisa se concentra em temas como Fisioterapia em Reumatologia, Estudos epidemiológicos, e-Health, Saúde da população negra, Saúde mental na graduação e Pós-Graduação. Coordenou a primeira Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região e é co-fundadora do primeiro coletivo Negro da FMUSP, Núcleo Ayé. Merllin é uma das integrantes do recém-criado Grupo de Trabalho de Políticas Afirmativas e de Inclusão na Pós-Graduação da USP, que vai elaborar programas de cotas para os cursos de mestrado e doutorado. Merllin vai falar sobre Ciências e Saúde na Brazil Conference em Harvard e MIT.

Sobre a Brazil Conference em Harvard e MIT

A Brazil Conference em Harvard & MIT é a principal conferência realizada pela comunidade brasileira fora do país, destacando-se como um catalisador de ideias e transformações para o Brasil, buscando criar um espaço global de discussão sobre o futuro do país e seu papel no cenário internacional. O encontro reúne acadêmicos, líderes e representantes de diversos setores e empresas do país para discutir temas abrangentes, desde sociedade e política à economia e cultura. A conferência é desenvolvida e mantida por quase 100 estudantes voluntários e conta com a participação de nomes como Jorge Paulo Lemann, Ivete Sangalo, Flávio Augusto, Seu Jorge, Flávio Dino, Drauzio Varella, Vera Lúcia Magalhães, Tiago Leifert, João Adibe Marques, Tabata Amaral, entre diversos outros especialistas nacionais e internacionais.

Serviço

Quando: 6 e 7 de abril de 2024 ou online através das plataformas digitais

Onde: Em Cambridge, nos Estados Unidos

Ingressos: acesse o link 

Para informações, acesse o site da Brazil Conference em Harvard & MIT.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.