A cidade de Belém, no Pará, inaugurou um dos maiores museus de arte urbana a céu aberto da América Latina. Com 6 mil m² de muros, paredes e fachadas, o projeto transforma o Complexo Ver-o-Rio, localizado às margens da Baía do Guajará, em um grande espaço de arte ao ar livre. Esta é a segunda edição do projeto realizado pelo Museu de Arte Urbana de Belém (MAUB), que tem como objetivo valorizar a arte urbana e fortalecer a cultura local.
Com 19 painéis distribuídos pelo complexo, o MAUB se consolida como o maior museu a céu aberto da região Norte do Brasil e da Amazônia. As obras abordam uma diversidade de temas, como medicina dos povos originários, fluxo migratório, águas internas, ciclos da mulher, lendas regionais e rituais para apagar o fogo. Entre os destaques, está um mural de 2 mil m², criado pelos artistas paraenses Drika Chagas e Éder Oliveira.
“Reunir esses dois talentos em um único espaço é oferecer à cidade uma obra que dialoga profundamente com nossa cultura e identidade, consolidando o festival como um importante ponto de encontro da arte urbana no Brasil”, afirmou o curador do projeto, William Baglione.
Os artistas participantes foram selecionados por meio de edital público, que nesta edição atraiu 135 inscrições, mais que o dobro da edição anterior. O projeto visa não apenas impulsionar o turismo cultural em Belém, mas também consolidar a cidade como um ponto de referência para artistas de street art.
O Complexo Ver-o-Rio já conta com obras de artistas renomados no cenário nacional e internacional, como Tinho, Finok e Priscila Amoni. A segunda edição inclui também o ribeirinho Luís Silva, que traz a técnica tradicional dos “abridores de letras”, usada para decorar artisticamente o nome de embarcações amazônicas.
“Graffiti, street art, muralismo, nova arte contemporânea: o MAUB celebra a arte das ruas de forma inclusiva, em harmonia com outras manifestações culturais juvenis que surgiram nas últimas cinco décadas em todo o mundo”, destacou Baglione.
Além das exposições, o projeto oferece uma programação gratuita que inclui oficinas de arte urbana, visitas guiadas e eventos culturais com música e atividades esportivas ao longo do mês de novembro.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.