Sofia Lourenço; 27/09/2024 às 16:50

Amazônia FiDoc apresenta ‘As Amazonas do Cinema’

Segunda edição do Festival As Amazonas do Cinema celebra o Cinema Pan-Amazônico dirigido por mulheres; inscrições abertas até 20 de outubro

A segunda edição do Festival “As Amazonas do Cinema”, inserida na programação oficial do Festival Amazônia FiDOC, acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, promovendo um espaço de destaque para produções cinematográficas dirigidas por mulheres cis e trans da Pan-Amazônia.

Imagem: Reprodução/ Internet

Com foco exclusivo no gênero documental, o festival busca valorizar e dar visibilidade ao trabalho audiovisual de cineastas que, através de um olhar feminino, contam histórias enraizadas na rica e diversa cultura amazônica. Este evento propõe a democratização do acesso à produção audiovisual, promovendo discussões, reflexões e intercâmbios culturais entre as cineastas da região.

O festival também reforça a importância de criar um espaço para a produção realizada nos nove países que compõem a Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa), com duas mostras competitivas: a Mostra Competitiva Pan-Amazônica, aberta a curtas e longas-metragens produzidos ou coproduzidos nesses territórios, e a Mostra Competitiva Amazônia Legal, dedicada exclusivamente aos filmes realizados nos estados brasileiros que fazem parte da Amazônia Legal.

Programação e Inscrições

A programação incluirá não apenas exibições de filmes, mas também oficinas, bate-papos e debates que buscam envolver o público e fomentar novas produções e oportunidades de distribuição para o cinema Pan-Amazônico. As inscrições estão abertas até o dia 20 de outubro de 2024 e podem ser feitas gratuitamente através da plataforma FilmFreeway.

Imagem: Reprodução/ Internet

As cineastas interessadas devem inscrever obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2022, com cópia de exibição nos formatos especificados pelo regulamento. Podem participar tanto documentários de curta (até 25 minutos) quanto longa-metragens (com mínimo de 52 minutos) que abordem temas relacionados à Amazônia ou tenham sido produzidos em sua totalidade nos territórios amazônicos.

Os filmes selecionados disputarão prêmios nas categorias de Melhor Filme pelo Júri, Melhor Filme pelo Voto Popular e Honra ao Mérito, em ambas as mostras competitivas.

Com o objetivo de fortalecer a produção audiovisual feminina na Pan-Amazônia, o Festival As Amazonas do Cinema é uma oportunidade de reconhecimento e celebração do talento de mulheres que contribuem para o cenário cinematográfico da região, exaltando suas histórias, culturas e desafios por meio da sétima arte.

Para mais informações acesse o regulamento completo do festival, disponível na página oficial da décima edição do Amazônia (FI)Doc.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.