Hoje, 8 de janeiro, comemora-se o Dia do Fotógrafo. A data faz referência a chegada da primeira câmera fotográfica ao Brasil em 1840, trazida pelo abade Louis Compte. De acordo com a história, Louis Compte trouxe o invento de Louis Jacques Mandé Daguerre para o Rio de Janeiro e o apresentou para Dom Pedro II, o qual ficou tão maravilhado com a câmera que se tornou o primeiro fotógrafo do país aos 15 anos de idade.
E, para celebrar este dia, o Mercadizar traz para você uma lista com 10 fotógrafos e estúdios manauaras que se destacam no mercado.
1.Caroline Lins – @carolinelinsph
Em entrevista ao Portal A Crítica, Caroline Lins afirmou que seu trabalho possui dois segmentos: surreal e fashion. “Gosto de evidenciar essa fuga do cotidiano, o diferente, o criativo. Gosto que pessoas olhem para meu trabalho e se perguntem sobre a história por trás das fotos.“, declara Caroline.
2. Lumi – @estudiolumi
“Ousados, criativos e com um toque de loucura!” é assim que se autodefine o estúdio de fotografia Lumi. Atualmente, Iana Porto e Rodrigo Torii são os sócios do estúdio que tem como foco fotos de casamentos, eventos sociais, fine art e editoriais de moda. Além disso, de acordo com Iana, o Lumi possui uma linguagem fotográfica mais lifestyle, com o intuito de retratar a verdadeira essência de cada indivíduo ou casal.
3. Tadeu Júnior – @eu.tadeu
Apaixonado por fotografia, Tadeu Júnior era funcionário público e nunca planejou transformar o hobby em profissão, mas em 2017 o trabalho já estava impossibilitando os jobs na área da fotografia. Foi quando ele decidiu sair do trabalho e se dedicar integralmente as fotos. “Acho que o trabalho mais importante pra minha carreira tá sendo na minha fase atual… junto de mais dois amigos (Rodrigo e Tammy), abrimos a We.Labb, nossa produtora de conteúdo.”, contou Tadeu ao Mercadizar.
4. Alex Pazuello – @alexpazuello
Formado na School of Visual Arts (SVA) e no International Center of Photography (ICP), Alex Pazzuello já trabalhou em veículos como a “Isto É Gente”, “Valor Econômico” e “Off Shore”. Hoje, o fotógrafo desenvolve os projetos “Invisíveis”, retratando os trabalhadores das feiras “Panair” e “Manaus Moderna”, e “Amazone-se”, reunindo uma seleção de 20 fotografias de suas viagens pelo Amazonas.
5. Gabriel Gardinni – @gabrielgardinni
Com mais de 16 mil seguidores em seu perfil no Instagram, Gabriel Gardinni compartilha os seus editoriais de moda que fazem sucesso na internet. A atriz Evelyn Felix e o cantor João Guilherme estão entre os fotografados.
6. Raphael Alves – @photoraphaelalves
O fotojornalista, Raphael Alves, ganhou em 2017 o prêmio Pictures of the Year International (POY) Latam Barcelona, como uma das três melhores imagens da categoria “Vida Cotidiana – Individual”. Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o fotógrafo também é colaborador da agência EFE, em Manaus, e já teve fotografias publicadas no jornal Financial Times.
7. Doppio Studio – @doppiostd
O nome Doppio ( palavra italiana que em português significa “dupla”), refere-se a dupla de criação de uma agência, neste caso, o trabalho em conjunto de Luana e Daniel Porto. Segundo Luana, o ensaio #respeitemeunão foi o trabalho que mais marcou a carreira do Studio. “O #respeitemeunão mostra bem nosso estilo de trabalho, fotografia, tratamento e direção de arte. Ele é autoral e saiu até na capa do Bem-viver, no jornal A Crítica, edição de carnaval!”
8. Andrea Sabba – @andrea_sabba_
Andrea Sabba é especialista em gestantes, newborn e fotografia feminina. Um dos estilos usados por Andrea é o “Boudoir”, que tem como objetivo mostrar a beleza e a intimidade da mulher. “O público alvo são todas as mulheres que desejam dar um ‘up’ na autoestima e começar a se amar mais, independente da idade e tipo físico. Minhas clientes são desde meninas de 20 e poucos anos até mulheres mais velhas, de 40 anos ou mais’’, afirmou Andrea.
9. Mauro Jorge – @maurojorgefotografia
Para Mauro Jorge, a fotografia apareceu nos primeiros anos da faculdade de Publicidade e se tornou um hobby. Apaixonado pela área, a fotografia tornou- se a sua profissão e hoje ele fotografa nomes como Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Garantido, e o ator Sidney Sampaio.
10. Christian Braga – @christiaanbraga
Dando início a sua carreira em 2009, Christian Braga integrou o grupo de fotografia “A escrita da luz” junto com outros fotojornalistas em Manaus. Em 2013, o fotógrafo mudou-se para a cidade de Belém integrando a equipe do site Mídia Ninja e passou a cobrir pautas como os protestos ligados a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, resultando no desejo de se dedicar a cobertura fotográfica de movimentos sociais.
“Eu disponibilizo o meu olhar para esses grupos que não têm visibilidade. Tento sempre colocar a minha fotografia a disposição desses grupos, fazendo com que mais pessoas atentem para essas questões.”, disse Christian ao Mercadizar. Atualmente, o fotógrafo é membro fundador da Agência de Fotógrafos Documentais (Farpa).
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.