Em comemoração aos 90 anos de Maurício de Sousa, a Editora Panini e a Mauricio de Sousa Produções desenvolvem a MSP90, um livro de capa dura com 240 páginas que reúne uma verdadeira seleção brasileira de quadrinistas.
A obra, prevista para outubro deste ano, conta com diversas releituras inéditas e autorais dos clássicos personagens da Turma da Mônica, em uma homenagem especial para celebrar o legado do mestre que transformou os quadrinhos brasileiros em legado cultural e afetivo do país.

Artistas do Norte já participaram de outras coletâneas similares lançadas anteriormente, mas essa se destaca por registrar o maior grupo de representantes da região. A participação desses artistas reforça a valorização dos talentos locais, reconhecendo a riqueza cultural amazônica e fortalecendo a cena de quadrinhos nortistas.
Entre os selecionados, quatro nomes da Amazônia fazem parte do projeto histórico, reforçando a importância e a diversidade da produção nortista. A quadrinista indígena, Tai, do Pará, autora de “Onde Habita o Medo” – vencedora do Prêmio Mapinguari e indicada ao Troféu HQMix 2025 —, participa ao lado do amazonense Ademar Vieira, autor de “Ajuricaba” e “Sete Cores da Amazônia”, indicado ao Prêmio Jabuti, Mapinguari e HQMix, além de ter uma de suas obras adaptada para os cinemas.
O paraense Gidalti Junior, premiado com o Jabuti 2017 por “Castanha do Pará” e vencedor de prêmios como CCXP Awards e HQMix com “Brega Story”, também está no time de autores. Completando a lista, a quadrinista paraense Karipola, autora de “Quase Tudo São Flores” — indicada ao HQMix 2024 e vencedora do Mapinguari 2025 —, reforça a representatividade da região nessa realização que marca a história dos quadrinhos nacionais.
Reunindo diferentes artistas de todas as regiões do país, a MSP90 é mais do que apenas uma homenagem a Maurício de Sousa, também é referência de inclusão e valorização da arte brasileira, marcada por sua grande diversidade e abrangência. Além disso, a obra mostra como os personagens mais amados dos quadrinhos nacionais podem ser reinterpretados por meio de novos olhares, estilos e linguagens, preservando a magia que há seis décadas encanta gerações.
Sobre o Norte em Quadrinhos
O Norte em Quadrinhos é uma iniciativa que busca valorizar, divulgar e fortalecer a produção de quadrinhos da região Norte do Brasil. Atuando como vitrine para artistas e coletivos, o projeto promove as obras e o reconhecimento da diversidade de narrativas e estilos que vem da Amazônia, conectando criadores locais a leitores em todo o país através de eventos, premiações, profissionalização e muito mais

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.