Poliany Rodrigues; 17/12/2024 às 16:55

Jovens tocantinenses são selecionados para intercâmbio na Europa

Dez estudantes embarcam em 2025 para Barcelona, na Espanha, em programa que integra educação e inclusão laboral

Foto: Divulgação

Dez jovens tocantinenses foram selecionados para um intercâmbio cultural e educativo na Europa, que ocorrerá em 2025. Os estudantes integram o Programa Jovem Trabalhador, considerada a maior iniciativa de inclusão laboral da região Norte do Brasil, promovido pelo Governo do Tocantins, em parceria com a Demà Jovem by Renapsi.

Os selecionados estão em Palmas participando de atividades preparatórias para o embarque a Barcelona, na Espanha. Na última quarta-feira (11), eles visitaram a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e se encontraram com a secretária Cleizenir dos Santos. Além disso, iniciam o processo de emissão de passaportes na sede da Polícia Federal e participam de uma agenda cultural, com um tour pelo Palácio Araguaia e um evento com a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, intitulado “Do Tocantins para Barcelona”.

Inclusão e transformação social

O Programa Jovem Trabalhador selecionou os intercambistas a partir de avaliações escolares e de desempenho no trabalho, com sorteio como critério de desempate. Segundo a primeira-dama Karynne Sotero, a oportunidade representa o reconhecimento do esforço e da dedicação dos jovens.

“Ver nosso estado liderando o número de inscritos na Região Norte é uma alegria imensa. Levar 10 jovens para Barcelona é incentivar seus sonhos e mostrar que podem chegar onde quiserem”, destacou Karynne.

A secretária Cleizenir dos Santos reforçou a importância do programa ao acreditar no potencial das novas gerações.

“O Governo do Tocantins investe nos jovens, oferecendo o primeiro emprego e oportunidades de capacitação. Esse intercâmbio em um país de primeiro mundo será uma experiência transformadora na vida deles”, afirmou.

Durante cinco dias, os jovens terão uma agenda de aprendizado e imersão cultural em Barcelona, com todas as despesas pagas. De acordo com a diretora de operações da Demà, Aline Ferreira, a experiência vai muito além da viagem:

“Muitos desses jovens nunca tinham sequer visitado Palmas e agora terão uma vivência internacional. O impacto dessa transformação será positivo não apenas para eles, mas para toda a comunidade”, ressaltou.

Entre os selecionados está Kalívia Alves de Sousa, natural de Darcinópolis, no Bico do Papagaio. Em Palmas para emissão dos documentos, Kalívia compartilhou sua emoção:

“Nunca tive uma agenda assim, é a primeira vez! Estou amando a experiência e ansiosa demais. É uma oportunidade muito boa para a gente, jovem trabalhador”, declarou.

Além de Kalívia, também foram selecionados: Veronica Eduarda Resende de Paula; Ana Carolina Prudêncio Almeida; Leiliane Cavalcante de Albuquerque; Adriana Reges Barbosa; Andressa Barreira Lima de Araújo; Larissa Nascimento da Silva; Thays Henrique Silveira; Joane dos Santos Silva e Adriel Rodrigues dos Santos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.