A PretaLab, plataforma que conecta mulheres negras interessadas no mercado de tecnologia, anuncia o ciclo de formação “O Poder do Futuro”, com o apoio da The Walt Disney Company Brasil. O programa de bolsas de estudo é voltado para jovens negras e indígenas com o objetivo de proporcionar que mulheres vejam as áreas de tecnologia e inovação como um caminho possível para suas carreiras acadêmica e profissional, reduzindo assim a diferença de gênero e de raça no setor.
“Realizar uma ação dessas em conjunto com a Disney é muito potente; é falar sobre escrever futuros para jovens mulheres negras e indígenas que talvez desconheçam ou não vejam a tecnologia como uma possibilidade para suas carreiras. Estamos falando de cem possíveis novas tecnologistas que passarão por uma formação de oito semanas com conteúdos introdutórios à área de TI, ministrados por profissionais negras atuantes e reconhecidas no mercado, e que segue a metodologia da PretaLab, com base nos seus três pilares: conhecimento técnico, com linguagem de programação e informações sobre o mercado e carreiras na tecnologia; autoconhecimento, que aborda a identificação da mulher negra enquanto indivíduo e profissional; e autogestão, para desenvolver autonomia e soft skills. Nosso objetivo é desenvolver a técnica, mas também as habilidades que nem sempre são ensinadas em cursos tradicionais e que auxiliam na autonomia de aprender novos conteúdos e também solucionar problemas inesperados”, comenta Silvana Bahia, codiretora executiva do Olabi, organização social criadora da PretaLab.
O “Poder do Futuro” é inspirado no filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, da Marvel Studios, que chega aos cinemas em 10 de novembro. No filme, a rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (entre elas, Florence Kasumba) lutam para proteger sua nação das potências mundiais que intervêm em Wakanda após a morte do Rei T’Challa. As heroínas ressaltam, entre outras coisas, as mudanças positivas que podem ocorrer no mundo ao compartilhar o conhecimento e os recursos de Wakanda com aqueles que mais precisam.
“Na Disney, entendemos que promover a educação e a igualdade de oportunidades em tecnologia, especialmente em comunidades ou grupos com maior risco de exclusão, é fundamental na construção de um mundo mais inclusivo”, diz Belén Urbaneja, VP, RSE e gestora de Marca e Diversidade e Inclusão para The Walt Disney Company Latin America. “Nesse sentido, assumimos o compromisso em trazer experiências que promovam a inclusão da mulher no ecossistema digital em nossa região, a fim de reduzir a diferença de gênero que é vivenciada nas formações de STEAM”, acrescenta.
Inscrições
As inscrições para as turmas on-line podem ser feitas de 10 de novembro a 11 de dezembro de 2022. A divulgação das selecionadas acontecerá nas redes sociais da PretaLab, em 27 de janeiro de 2023. Mais informações são encontradas em opoderdofuturo.pretalab.com, ou podem ser solicitadas pelo e-mail pretalab@olabi.org.br.
O “Poder do Futuro” oferecido pela PretaLab é um programa gratuito, com vagas limitadas. Podem participar pessoas que se identifiquem como mulheres negras ou indígenas, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse por tecnologia. O processo seletivo contará com três etapas: análise de formulário de inscrição, oficina de formação e envio de termo de interesse de participar do ciclo.
“As candidatas não precisam ter nenhuma experiência prévia. Será oferecido um treinamento para aquelas que passarem pela primeira etapa do processo de seleção. Todas as etapas de seleção, assim como a formação, serão realizadas no formato on-line, porém com aulas ao vivo e assíncronas. Aquelas que finalizarem a formação receberão um certificado de conclusão de curso que, certamente, será um diferencial competitivo no currículo de cada uma delas”, finaliza Bahia.
Haverá ainda uma turma presencial no segundo semestre de 2023, em uma capital do Nordeste ainda não definida.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.