A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, realiza, na quinta-feira, 13, das o primeiro evento dedicado à cultura e luta dos povos originários. O “Vozes da Floresta” acontecerá das 16h às 18h, no auditório Rubi, localizado na sede da autarquia, e integra a programação do mês de abril, que é dedicado à cultura indígena no Brasil e no mundo.
Com palestras e homenagens às lideranças indígenas do Amazonas, “Vozes da Floresta” pretende criar a possibilidade de divulgação das diversas etnias no estado, trazendo conhecimento sobre suas histórias e trajetórias.
De acordo com o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o principal objetivo da comissão é assegurar a proteção dos direitos dos povos indígenas, estando sempre atenta para defender os povos e as comunidades e, por isso, a realização do primeiro evento voltado ao assunto é importante.
“A pauta do indígena é muito importante para nós. Os indígenas são os verdadeiros donos dessa terra e eles chegaram antes de nós. A acessibilidade é constitucional, o acesso à justiça é constitucional, a OAB não pode permitir que os indígenas não tenham acesso à justiça e esse evento é importante para dar voz aos povos da floresta”, informou o presidente.
Segundo a presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Inory Kanamari, o evento é importante, pois traz inclusão e representatividade.
“É uma forma de combater o preconceito e o racismo contra indígenas, criando uma valorização da cultura, pois dará visibilidade às questões ambientais e indígenas no Amazonas e Brasil. O evento também trará diversos benefícios sociais para as populações indígenas e para a própria Ordem dos Advogados”, disse Inory.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio da plataforma Sympla. Os participantes receberão uma certificação de 5 horas complementares.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.