Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), na Suíça, desenvolveram um novo tipo de pele artificial que promete dar aos robôs uma sensação de toque parecida com a dos seres humanos.
Segundo os cientistas, a pele é produzida com um material extremamente flexível, podendo ser aplicada sobre qualquer tipo de superfície ou em materiais macios e desiguais, como uma garra robótica usada para manusear objetos pequenos e delicados.
“Assim como seu equivalente humano, a pele artificial é equipada com uma grande variedade de receptores. Você precisa de um sensor por milímetro quadrado e cada um compreende várias camadas, com uma membrana condutora e eletrodos subjacentes no meio”, explica o doutorando em nanossistemas Johannes Weichart, autor principal do estudo.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.