Thaís Andrade; 06/12/2022 às 12:00

Movimentos sociais propõem criação de secretaria para diminuir índices de fome e desnutrição no Amazonas

Levantamento indica que há cerca de 2,7 mi de pessoas em insegurança alimentar no estado

Nesta terça-feira, 6, às 14h, movimentos sociais propõem a criação da Secretaria de Estado de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN). A ação acontecerá na sede do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas (CONSEA-AM), localizada na Avenida Darcy Vargas, nº 77, bairro Chapada.

O objetivo é lutar contra a fome e a desnutrição que assolam o Amazonas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 2,7 milhões de pessoas no estado em situação de insegurança alimentar moderada ou grave.

Além disso, o estudo colocou o Amazonas na segunda pior posição do país, atrás apenas do Amapá. Os dados foram apresentados em setembro e são referentes ao biênio 2017-2018, como resultado da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018 sobre segurança alimentar.

A criação da secretaria será realizada pelo CONSEA-AM, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAGRI-AM), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-AM) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA).

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.