O Ministério das Comunicações (MCom) comunicou que, por meio da Telebras, vai ativar sinal de internet banda larga na Reserva Indígena Yanomami, localizada em Roraima. O órgão informou que o acesso será por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). A ação visa atender a população, bem como auxiliar as equipes humanitárias que estão prestando serviços na região. No mais, o MCom estuda formas para realizar a instalação de pontos fixos de internet na região.
“Hoje temos a possibilidade de levar, de imediato, 15 pontos de internet para aquela localidade. Isso equivale a mais do que o dobro do que já temos instalado atualmente em terras Yanomami. O nosso objetivo é garantir que o atendimento à população seja feito da melhor forma possível, além de possibilitar uma comunicação dos médicos e equipes humanitárias com o restante do mundo, para que a situação seja superada o quanto antes”, afirma o ministro Juscelino Filho.
Após decreto presidencial instituir o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária no Território Yanomami, uma força-tarefa federal está atuando na região desde o último dia 20 de janeiro.
O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública na terra indígena, afirmando a necessidade de realizar ações imediatas para combater a crise humanitária enfrentada pelo povo Yanomami. Uma das ações foi o início da construção do Hospital de Campanha da Aeronáutica, essa semana, em Boa Vista, para auxiliar os mais de 700 pacientes que estão na Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI).
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.