De acordo com o relatório da PróGenéricos e com base em dados do IQVIA, o mercado de antidepressivos responde por uma parte importante para alta na venda de medicamentos, com um avanço de 13% na comparação com 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19.
Para o médico psiquiatra David Sender, CEO do Espaço Calmamente, o aumento do uso de antidepressivos representa uma tendência mundial das últimas décadas, acompanhando o número de pessoas com sintomas depressivos e ansiosos, também em ascensão, e configurando uma coerência entre a demanda e o consumo de tratamentos.
O consumo de medicamentos por conta própria é uma realidade para 73% dos brasileiros, aponta estudo realizado em 2020 pela plataforma de saúde Consulta Remédios. Para 43% dos participantes, o procedimento é um hábito, apesar de conhecerem os perigos da prática.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.