No domingo, 30, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, no segundo turno, o novo presidente do Brasil, com 60.345.999 votos, equivalente a 50,90% do total de votos válidos. Ele cumprirá seu terceiro mandato como chefe do Poder Executivo e assumirá a partir de 1º de janeiro de 2023.
Na eleição brasileira mais disputada e polarizada dos últimos tempos, com apenas 2.139.645 votos de diferença entre os candidatos, Lula venceu o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorria à reeleição e obteve 58.206.354 votos, 49,10% dos votos válidos. Agora, além de ser o candidato mais vezes eleito para o cargo, Lula se tornou o mais votado da história do Brasil.
Com ampla história e considerado um dos mais importantes líderes da política brasileira, Lula cumpriu mandatos como presidente entre 2002 e 2010. Na primeira vez, foi eleito com 52 milhões de votos e, na segunda, com 58 milhões de votos.
Além da votação para presidente da República no segundo turno, 12 estados brasileiros votaram também para eleger governadores, sendo dois na Região Norte. Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito governador pelo Amazonas com 56,65% dos votos válidos, contra 43,35% de Eduardo Braga (MDB), e Marcos Rocha (União Brasil) foi reeleito governador de Rondônia com 52,47% dos votos válidos, contra 47,53% de Marcos Rogério (PL).
No primeiro turno, foram eleitos governadores nortistas: Gladson Cameli (Progressistas), no Acre; Clécio (Solidariedade), no Amapá; Helder Barbalho (MDB), no Pará; Antonio Denarium (Progressistas), em Roraima; e Wanderlei Barbosa (Republicanos), no Tocantins.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.