Sofia Lourenço; 23/09/2024 às 16:07

Lab Amazônias: encontros que antecedem Matapi discutirão estudo de casos de convidados nortistas

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site e Instagram do Matapi

O “Lab Amazônias – As Amazônias Contadas em Primeira Pessoa”, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais do Matapi, terá aulas abertas, em formato de palestras, em outubro e novembro, com estudo de casos de três convidados nortistas. As palestras são gratuitas e as inscrições estão abertas no link: https://forms.gle/xexBoaUdtwP5xDkL6.

As aulas acontecerão das 19h às 20h30, através da plataforma Zoom, e serão abertas para o público geral, além de contar com recursos de acessibilidade como Libras, audiodescrição e legendas descritivas. O primeiro encontro aberto será com o diretor vencedor do 50º Festival de Gramado, Sérgio de Carvalho, no dia 3 de outubro, como parte do módulo Narrativo.

O cineasta, acostumado a retratar a identidade amazônica e seus povos em suas obras, vai fazer um estudo de caso de Noites Alienígenas, seu mais recente longa premiado, com abordagem dos aspectos narrativos e de roteiro do filme, além de aspectos fundamentais da adaptação do livro para o cinema.

Foto: Juliana Pesqueira

No dia 4 de novembro, será a vez do produtor executivo, roteirista e diretor Thiago Briglia fazer seu estudo de caso “Platô Filmes: produzindo cinema na Amazônia”. Ele integra o módulo Captação e Financiamento, e vai apresentar seu olhar de quase 20 anos de experiência do audiovisual amazônico, levando em consideração os projetos em captação, os que produziu e co-produziu, trazendo um aspecto tanto de financiamentos, quanto de fortalecimento do modelo de negócios da produtora.

Para encerrar as aulas abertas, Eva Pereira – roteirista, produtora e diretora – fará uma palestra do módulo Negocial, com o tema “Experiências de mercados e os desdobramentos para a produção de um filme”, no dia 19 de novembro. Sua abordagem trará muito de seus 20 anos de experiência no audiovisual, com grandes incentivos aos inscritos, além do estudo de caso da Cunhã Porã, sua produtora, falando sobre o processo de captação e financiamento do filme “O Barulho da Noite” e das experiências nos eventos de mercado nacionais e internacionais.

Foto: Juliana Pesqueira

Karla Martins, uma das coordenadoras do Matapi e também produtora executiva do filme Noites Alienígenas, frisa que a ideia dos encontros abertos é trazer experiências da região Norte na realização e produção de conteúdos audiovisuais.

É sempre importante poder nos conectar com profissionais que têm uma vivência próxima de nós e entendem nossos desafios, nossas particularidades. São profissionais que nos últimos anos foram destaques nacionais, com produções que furaram bolhas e atingiram grandes públicos, e que tanto nos representou, seja no cinema ou nos streamings. Abrir essas conversas para todo Brasil é muito significativo para que as pessoas conheçam quem são os fazedores de audiovisual de nossa região e que estão se destacando nos seus fazeres”, destacou Karla.

Sobre o Lab Amazônias

Realizado pela Leão do Norte Produções e Casa Ninja Amazônia, com o apoio do Projeto Paradiso, o “Lab Amazônias” foi contemplado no Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural da Lei Paulo Gustavo, na categoria Audiovisual, através do Concultura, Manauscult, Prefeitura de Manaus, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A iniciativa é voltada, principalmente, a contadores de histórias, roteiristas, diretores e produtores maiores de 18 anos, além de estudantes.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.