Tuane Silva; 09/08/2022 às 15:30

III Forcult Norte aprofunda debates sobre política cultural nas universidades

O evento reunirá representantes de universidades federais e estaduais dos estados da Região Norte

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebe, de 17 a 19 de agosto, a 3ª edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Norte (Forcult Norte). O evento é aberto a toda a comunidade e tem o objetivo de fortalecer ações de intercâmbio e gestão cultural nas universidades, sobretudo as públicas. 

Esta edição é organizada pela Faculdade de Artes (Faartes) e pelo Centro de Artes da Ufam (Caua), com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proext), Departamento de Assistência Estudantil (Daest), Museu Amazônico, Galeria de Arte da Ufam (GAU) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Composta por mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações artísticas, a programação será realizada em formato híbrido pela primeira vez, com atividades presenciais na sede do Caua (Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro de Manaus) e transmissão pelo canal da Faartes no YouTube. Inscrições e informações estão disponíveis no site.

Foto: Divulgação / UFAM

Políticas culturais

O III Forcult Norte reunirá representantes de universidades federais e estaduais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), dentre gestores, docentes, discentes e técnicos, para construir propostas conjuntas de políticas culturais que dialoguem com o ensino, a pesquisa e a extensão.

Entre os convidados está o professor João de Jesus Paes Loureiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que vai proferir a palestra magna virtual ‘As Travessuras de Eros no Imaginário Amazônico’, no dia 17 de agosto.

Na programação cultural estão confirmadas apresentações ao vivo do Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica da Ufam (Osufam) e do Corpo de Dança do Caua.

Fonte: UFAM

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.