Thaís Andrade; 30/01/2024 às 14:22

Escola do Teatro Bolshoi realiza pré-seleção e workshop em Manaus

A pré-seleção está marcada para 29 de fevereiro, e os workshops para 1º de março

No dia 29 de fevereiro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza sua primeira pré-seleção do ano de 2024, para novos alunos. A cidade que recebe os profissionais do Bolshoi Brasil é Manaus, com apoio do ICBEU Manaus (Instituto Cultural). É a primeira vez que a instituição realiza uma ação no estado do Amazonas. 

“Estamos felizes em realizar a primeira grande ação do ano de 2024 em Manaus, em parceria com o ICBEU. É a primeira vez que a Escola Bolshoi realiza audições no Amazonas, um estado culturalmente rico. Queremos unir nossa tradição à diversidade artística dessa região e selecionar talentos locais que terão a oportunidade de se tornarem alunos da Escola Bolshoi”, comenta Sylvana Albuquerque, Coordenadora das Audições da Escola Bolshoi.

Na pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.

Podem participar crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos (seguindo o ano de nascimento indicado nos editais), com e sem conhecimento em dança. Para os candidatos que já possuem conhecimento em dança, a avaliação é por meio de uma aula de dança, onde os profissionais do Bolshoi analisam a capacidade dos candidatos em realizar exercícios básicos da prática em dança na barra, centro e, para as meninas, o uso das sapatilhas de ponta.

Imagem: Divulgação

Já para as crianças, que ainda não dominam a arte da dança, o teste é lúdico, como saltar, encostar as mãos nos pés sem dobrar os joelhos e outros exercícios inerentes ao desenvolvimento da dança. Por meio desses movimentos os avaliadores analisam as habilidades das crianças para se desenvolverem no Método Vaganova, utilizado para o ensino de dança clássica na Escola Bolshoi. 

Os aprovados na pré-seleção participam da última etapa do processo de novos alunos que acontece no mês de outubro, na cidade de Joinville (SC), e concorrem a uma vaga para o curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi. 

As inscrições para a pré-seleção podem ser efetuadas até o dia 27 de fevereiro no site da Escola Bolshoi, com uma taxa de R$ 35. Candidatos de todo o Brasil e principalmente de Manaus e região podem participar, a pré-seleção é aberta para todos que cumprirem o edital. Aqueles que estudam na rede pública, que tenham comprovante de matrícula, podem entrar em contato com a Escola Bolshoi pelo e-mail producao4@escolabolshoi.com.br para solicitar a isenção da taxa de inscrição. 

O edital completo, com ano de nascimento para os candidatos e informações, está disponível no site da Escola Bolshoi.

Workshop de Dança Clássica

No dia 1º de fevereiro serão ministrados Workshops de Dança Clássica gratuitos por profissionais da Escola Bolshoi para bailarinos de Manaus e região. A aula será conduzida pelos bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil.

Uma experiência única para quem faz dança e deseja conhecer o método Vaganova e sua aplicação dentro de sala de aula. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 15 de fevereiro no site. As atividades acontecem em três horários diferentes e terão uma hora e meia de duração, contemplando bailarinos com técnica iniciante, intermediário e avançado. 

ICBEU Manaus

A parceria entre o ICBEU Manaus e a Escola Bolshoi, busca o fortalecimento das atividades artísticas na instituição que além de um teatro possui, também, uma escola de artes, a Art School. 

Além da oportunidade de participar da pré-seleção e concorrer com outros candidatos para uma bolsa de estudos em uma das maiores escolas de balé do país, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de trocar experiência com profissionais que dominam a metodologia Vaganova, aplicada na Rússia. 

“Esta iniciativa representa não apenas a expansão de nossos horizontes, mas também a busca por talentos genuínos em todas as partes do país. Que este início das Pré-seleções em Manaus seja marcada por descobertas valiosas e pela inclusão de novos talentos que irão enriquecer ainda mais a nossa escola e o mundo da dança”, conclui a coordenadora Sylvana Albuquerque. 

Escola Bolshoi 

A Escola Bolshoi concede 100% de bolsas de estudo para todos os aprovados. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi. 

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. 

Empregabilidade

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil disponibiliza para o mercado de trabalho da dança não só bailarinos com formação de qualidade, mas também pessoas conscientes do seu papel na sociedade. 

A Escola já formou 455 bailarinos e 71% atuam na área da dança pelo Brasil e Exterior. A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Atualmente os jovens formados no Bolshoi Brasil atuam em 25 países e em 5 continentes.

Serviço

Pré-Seleção em Manaus

Quando: 29 de fevereiro

Onde: Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro, Manaus – AM (Teatro ICBEU)

Inscrições: www.escolabolshoi.com.br até 27 de fevereiro, valor R$ 35

Quem pode participar: 

Meninas: nascidas em 2014 e 2015 (ingresso 1º Ano) e 2007 a 2013 (ingresso em turmas avançadas)

Meninos: nascidos de 2013 a 2015 (ingresso 1º Ano) e 2007 a 2012 (ingresso em turmas avançadas)

Apoio: A pré-seleção na cidade de Manaus tem apoio do TeatroICBEU.

 

Workshop de Dança Clássica em Manaus

Quando: 1º de março

Onde: Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro, Manaus – AM (TeatroICBEU)

Inscrições gratuitas no site www.icbeu.com 

Horários:

  • 15h30 – Clássico Iniciante (de 9 a 12 anos);
  • 17h15 – Clássico Iniciante/Intermediário (de 11 a 15 anos);
  • 19h – Clássico Intermediário/ Avançado (a partir de 15 anos).

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.