Thaís Andrade; 11/07/2024 às 15:19

Dicas para construir um apartamento sustentável

A sustentabilidade está em pauta já há algum tempo, e saber como construir um apartamento que seja 'amigo do meio ambiente' é muito importante

A sustentabilidade é um assunto muito importante nos dias de hoje, especialmente devido ao aquecimento global, desmatamento e outros problemas ambientais que estão se agravando a cada dia mais.

Diante deste cenário, é claro que quando falamos em reforma e construção de apartamentos, a sustentabilidade também entra em cena. Afinal de contas, é totalmente possível construir um apartamento em Manaus fazendo uso de técnicas sustentáveis que estejam de acordo com o meio ambiente.

Mas também é completamente possível transformar um apartamento que já existe em um lar mais sustentável. Então, se você quer reformar ou construir um apartamento que esteja de acordo com as técnicas de sustentabilidade, saiba que este artigo poderá te ajudar.

Hoje vamos falar sobre algumas coisas que podem ser feitas por todas as pessoas que desejam construir ou reformar um apartamento para que ele fique mais sustentável. Prossiga com a leitura e confira nossas dicas.

4 dicas para ter um apartamento sustentável

Existem muitos tipos de reformas que podem ser feitas para tornar um apartamento mais sustentável, mas as 4 que listamos a seguir são as mais simples e também podem se enquadrar tanto no caso de uma reforma, quanto no caso de uma construção.

Faça uso de materiais sustentáveis

Nossa primeira dica é que você invista em materiais sustentáveis ao invés de materiais que sejam de origem vegetal ou mineral.

O uso de blocos de adobe, por exemplo, estão sendo cada vez mais utilizados nas estruturas dos imóveis, já que esses blocos são apenas uma mistura de água, areia, argila e outros produtos naturais.

A madeira plástica também está cada vez mais em alta, e é extremamente semelhante à madeira natural. Ela é feita a partir de materiais reciclados processados e pode ser utilizada para construir lindos bancos, cadeiras e até mesmo batentes de portas.

Também temos o cimento reciclado, que tem sua origem a partir do concreto reutilizado proveniente de demolições.

Tenha uma área verde

Não existe nada mais sustentável do que uma boa área verde. Então, se você estiver construindo ou reformando um apartamento, certifique-se de construir um espaço para cultivar algumas plantas.

Você pode aderir a um jardim suspenso ou até mesmo a uma pequena horta. Se o seu lar tiver uma sacada, fica ainda mais fácil investir na sua área verde. Mas caso não tenha, saiba que qualquer cantinho que não seja muito quente, pode ser perfeito para cultivar suas plantas.

Além disso, espalhar algumas plantas pela casa também pode ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro do ambiente, tornando o apartamento mais agradável e aconchegante para você e sua família.

Invista em iluminação econômica

As lâmpadas de LED são as melhores amigas da sustentabilidade, sem falar no uso de sensores de movimento que acendem as lâmpadas somente quando alguém passa, permitindo uma excelente economia de energia elétrica.

Se for possível, apostar na energia solar também é uma boa ideia para aderir a sustentabilidade e economizar energia elétrica.

Além do mais, aproveitar ao máximo a luz natural é uma das melhores maneiras de economizar energia, então não hesite em deixar sempre suas janelas e cortinas abertas!

Opte por eletrodomésticos que economizam energia

Por fim, é claro que a economia de água também faz parte da questão da sustentabilidade. Alguns modelos de chuveiros mais modernos podem garantir não apenas a economia de água, mas de energia elétrica também. Então, tudo é questão de pesquisar antes de fazer uma escolha.

Se você seguir todas as dicas que demos neste artigo, com certeza conseguirá construir ou reformar um apartamento de forma que ele fique mais sustentável. Além de ajudar o meio ambiente, você estará concedendo a sua família um lar mais confortável e aconchegante.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.