A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, na última segunda-feira, 2, a vacinação contra a covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 3 anos. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e considera os riscos de infecção e agravamento da doença entre o público infantil.
As crianças serão vacinadas com o imunizante fabricado pela Pfizer Biontech, que recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em crianças de 6 meses a 4 anos. Chamada de Pfizer Baby, a vacina tem concentração diferente da destinada aos outros públicos e deve ser aplicada em três doses. Os intervalos entre as doses são de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose.
A nota técnica do Ministério da Saúde evidencia que a incidência de covid-19 em menores de 5 anos de idade é maior do que em outras faixas etárias. Além disso, cita que a incidência da mortalidade em bebês com menos de um ano pode ser até oito vezes maior que no público de 15 a 19 anos.
Os locais para levar as crianças para vacinar são:
- UBS Áugias Gadelha, na Zona Norte.
- UBS José Rayol dos Santos, na Zona Sul.
- UBS Deodato de Miranda Leão, na Zona Oeste.
- UBS Alfredo Campos, na Zona Leste.
Todas atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados, das 8h às 12h.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.