Thaís Andrade; 26/09/2024 às 15:30

Casa de Cultura É Círio Outra Vez chega em sua segunda edição durante maior festividade católica do país, em Belém

Com exposição de fotografia, aulas de gastronomia e dança, espaço 3D, shows de humor e muito mais, este ano o projeto irá homenagear os 50 anos da Guarda de Nazaré; programação é gratuita e ficará aberta ao público entre 9 e 11 de outubro

O Círio de Nazaré está chegando e, com ele, a segunda edição da Casa de Cultura É Círio Outra Vez, patrocinada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG) e organizada pela AT Produções com a finalidade de apresentar e valorizar a cultura paraense aos turistas e aos cidadãos, contando histórias e oferecendo experiências através das mais diversas manifestações artísticas, como a dança, a gastronomia local, shows de humor, exposições fotográficas, artesanato e muito mais.

Imagem: Divulgação

A Casa de Cultura estará aberta ao público entre os dias 9 e 11 de outubro e as atividades são totalmente gratuitas mediante inscrição pelo site www.eciriooutravez.com.br .

Conheça a programação da casa

Exposição fotográfica: Homenageando os 50 anos da Guarda de Nazaré, a Casa terá uma exposição fotográfica com arquivos históricos que contam a trajetória destes voluntários devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Diariamente, de 10h às 17h.

Experiência interativa e imersiva que transporta o público para a procissão do Círio de Nazaré: A sala transmídia contará com projeções holográficas em 360 graus, além de elementos 3D que interagem com o público. A tradicional corda da procissão será o guia da Igreja da Sé até a Basílica Santuário de Nazaré. A experiência é uma parceria com a Interceleri e também contará com óculos de realidade virtual MiritiBoard VR. Diariamente, de 10h às 17h.

Artesanato e chocolate: Mostrando a origem indígena das artes manuais paraenses, todo o material utilizado é da própria região. Cerâmica, cuia, miriti, balata, entalhe em madeira, palha, artigos em cheiro compõem a exposição, além do chocolate artesanal, que estará à mostra com o Kakau Blumenn. Diariamente, de 10h às 17h. 

Oficinas de gastronomia paraense – A Hora da Broca: Uma viagem gastronômica por uma das culinárias mais exóticas e tradicionais do país. Os Chefes Jonas do Restaurante Beto Salomão (dia 9), Isabela Dias (dia 10) e Zezé de Cachoeira do Arari do Coletivo Gastronômico (dia 11), ensinarão um prato por dia. Diariamente, de 11h às 12h30.

Gargalhadas garantidas em shows de humor na hora do almoço: Os comediantes Epaminondas (dia 9), Lipe e Nato (dia 10) e João The Rocha (11), ensinarão as gírias paraenses com muito bom humor em um show de Stand Up Comedy intitulado “Almoce Com Risada”. Serão recolhidas doações de brinquedos para o dia das crianças e a programação terá capacidade máxima para 80 pessoas. Recomenda-se a inscrição com antecedência. Diariamente, de 13h às 14h.

Aulas de dança com Rollon Ho, campeão da dança dos famosos: O anfitrião paraense irá receber convidados ilustres como Carlinhos de Jesus, Jayme César e a sua própria Cia de dança, ensinando ao público e aos convidados um pouco das danças tradicionais paraenses. Também limitado a 150 pessoas por dia, no anexo-2 da casa, que fica na Av. Nazaré 422. Recomenda-se a inscrição com antecedência. Diariamente, de 17h30 às 19h.

Os Sons que vem do Pará encerram o dia em pocket shows: Os artistas que movimentam a cena local irão se apresentar no anexo-2 da casa, que fica na AV. Nazaré 422. Também serão arrecadados brinquedos que serão doados no Dia das Crianças. O dia 9 de outubro será dedicado ao Carimbó, 10 à Guitarrada e 11 ao Tecnobrega. Diariamente, das 19h00 às 20h.

Atividades complementares: Além de toda a programação, a casa ofertará todos os dias, das 14h ás 17h, ações diversificadas como: Exposição dos 50 Anos da Guarda de Nazaré, Contação de histórias com personalidades paraenses, Oficina de Grafiti, Cine-Clube, espaço de economia criativa e exposição Flora Amazônica em parceria com o Instituto IDEFLOR.

Tudo isso, sem esquecer do real propósito de homenagear Nossa Senhora de Nazaré e deixar viva a cultura de uma das maiores festividades católicas do mundo. Durante a procissão, o paraense Rhenan Sanches, a capixaba Jamily Tavares e o paraibano Felipe Alcântara que formam o trio Bendito Encontro, serão os anfitriões na casa e receberão como convidados a cantora Joanna, Karen Keldani e Carlinhos de Jesus, cantando para a santa.

O projeto foi pensado por uma equipe que além de profissionais, são totalmente devotos de Nossa Senhora de Nazaré. A direção geral e artística é da empresária e produtora cultural Tayana dos Santos, idealizadora do projeto, a Produção Executiva de Albérico Goés, a Curadoria de José Maria Reis (Zhema), a decoração de Andre Marchiory e o projeto arquitetônico de Sandoval Ferreira Neto.

O projeto É Círio Outra Vez, é uma realização da AT Produções, e tem o patrocínio oficial da CNSEG – Confederação Nacional das Seguradoras, o apoio da Okajima Distribuidora, e o apoio institucional da Guarda de Nazaré, Interceleti e IDEFLOR.

Programação completa

10h às 17h – Exposição Fotográfica sobre os 50 anos da Guarda da Santa

Sala Transmídia, com experiência multissensorial em parceria com a Interceleri

Espaço de Economia Criativa (Artesanato) e Bioeconomia 

Exposição Flora Amazônia com amostras de espécies representativas da flora região em parceria com Ideflor

11h às 12:30h – Oficina de Cultura Alimentar e Gastronomia

09/10 (quarta feira): Oficina do Jonas (Chefe do Restaurante Beto Salomão)

10/10 (quinta feira): Oficina de Isabela Dias (Chefe do Coletivo Gastronômica)

11/10 (sexta-feira):  Oficina de Zezé (Chefe do Quintal da Zezé de Cachoeira do Arari)

13h ás 14:00h – Almoço com Risada (Talk-shows Humoristas Paraense)

09/10 (quarta feira): Epaminondas

10/10 (quinta feira): Lip e Nato

11/10 (sexta-feira): João de Rocha

15h às 17:00h – Tarde Plural com atividades complementares.

09/10 (quarta-feira):

15h – Contação de histórias do Ponto de Cultura Pássaro Ararajuba

16h – Roda de Conversa sobre as questões climáticas da Amazônia com representantes do Ideflor (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade), Cnseg (Confederação Nacional das Seguradoras), Interceleri (Tecnologia para educação) e Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Pará).

10/10 (quinta-feira):

15h – Contação de histórias do Ponto de Cultura Pequeno Guará

16h – Exibição do Cine-Clube Ribeirinho.

11/10 (sexta-feira):

15h às 16h – Oficina de Graffiti com o grafiteiro Pedro Rodrigues e o tema Stencil com Azulejos.

16h às 17h – Oficina de Graffiti com o grafiteiro Nilo Barata e o temos Grafismos Marajoaras.

17:30h às 20h – ANEXO – 2: Oficinas de Dança e Apresentações Musicais com os temas que remetem, OS SONS QUE VEM DO PARÁ.

09/10 (quarta-feira) – Tema: Chama Verequete!

Rolon Ho com apresentação musical dos Pontos de Cultura Iaçá e Cruzeirinho de Soure da ilha do Marajó.

10/10 (quinta feira) Tema: Amazônia Caliente

Rolon-Ho e a Cia de dança dos Cabanos, convida Cesar Cordeiro com a festa Latina de Renato Rosas com ritmos caribenhos, e o encerramento ficará a cargo do Mestre Manoel Cordeiro com a sua famosa Guitarrada.

11/10 (sexta-feira) Tema do Dia: Treme Pará!

Rolon Ho convida Carlinhos de Jesus com apresentação musical de Rhenan Sanches e Convidados com Brega, Tecno Brega e Calypso.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.