Bienal das Amazônias chega a Manaus com mostra itinerante
A quinta itinerância terá obras de artistas do Amazonas, indígenas e não indígenas
A Bienal das Amazônias desembarca em Manaus (AM) com a quinta Itinerância “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos”, com 30 obras em exposição. A mostra terá 13 artistas, sendo nove deles amazonenses e sete indígenas também amazonenses. A exposição também faz um diálogo com a história e a cultura do estado, por meios do trabalho de artistas como Keila Sankofa, Uyra Sodoma, Manauara Clandestina, Sãnipã, Duhigó, Iwiri-ki, Lili Baniwa, Denilson Baniwa e Paulo Desana.
Imagem: Divulgação
A Itinerância Bubuia em Manaus começa no dia 26 de março e poderá ser visitada até o dia 30 de maio, na Galeria do Largo e na Casa das Artes, no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. A Itinerância Bubuia em Manaus tem Patrocínio Master de Nubank e Shell, além da parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas, que cedeu seus aparelhos culturais (Galeria do Largo e Casa das Artes) para a itinerância. O Instituto Cultural Vale foi patrocinador máster da primeira edição da Bienal das Amazônias, e apoiador da iniciativa.
O Vernissage da mostra itinerante será realizado na quarta-feira (26), às 19h, na Galeria do Largo. O evento contará com uma cerimônia de defumação ancestral realizada pela Majé e ativista indígena, Dyakapiró. Mantendo as tradições dos seus povos Dessana e Tuyuca, a Majé utilizará ervas e a resina do Breu, com rezos e benzimentos, para afastar energias e maus espíritos, além de pedir por proteção para todos os que participarem do evento.
“As ecoações das minhas músicas são composições na minha língua indígena Dessana, que é uma forma de manter a língua de origem e cada rezo tem um significado de cura. O meu propósito maior também é partilhar o conhecimento do meu povo para que possamos unir as forças em prol da Paz e preservação do nosso planeta Terra, que é a nossa Mãe Natureza. Com alegria, máximo respeito e amor, estou feliz em poder somar com todos nesse movimento”, afirma Dyakapiró.
O evento contará também com a presença da curadora, Vânia Leal, e da presidente da Bienal das Amazônias, Lívia Condurú.
Imagem: Divulgação
“É muito importante para a Bienal chegar ao máximo possível de cidades da Amazônia brasileira e da Amazônia internacional. Para nós, Manaus, por sua importância histórica e cultural, é um emblema da região e não poderia ficar de fora”, afirma Lívia.
A curadora Vânia Leal conta que Manaus sempre esteve presente no planejamento para receber a Itinerância Bubuia, por se tratar de uma das capitais da Amazônia Brasileira e abrigar artistas presentes na primeira edição da Bienal das Amazônias, realizada em Belém, em 2023.
Imagem: Divulgação
“A itinerância é feita percebendo também a questão da perspectiva cultural do lugar. A gente observa as nuances e como esses artistas irão comungar e dialogar com esse lugar. Essas escolhas são muito alinhadas com essa perspectiva da cultura do local e o que aqueles artistas estão provocando de diálogo. Entretanto, nós também provocamos o atrito. A curadoria cruza artistas e dialoga com os artistas nos espaços positivos, mas não de forma muito linear”, explica.
O primeiro workshop da Itinerância em Manaus será a “Leitura de portfólio para artistas de Manaus”, na quinta-feira (27), no Palacete Provincial. Na programação, Vânia Leal convida artistas de Manaus para um diálogo crítico sobre seus próprios trabalhos. As inscrições podem ser feitas através do formulário online de inscrição.
Imagem: Divulgação
“A minha expectativa é que a gente faça sempre o melhor, mantendo o padrão Bienal e, principalmente, dialogando com a cidade, porque a arte é diálogo, arte também ensina a ver. Então, esse diálogo com a cidade, para mim, como curadora, é a minha maior expectativa. Ver como esse público vai de fato interagir e também estar nesse espaço expositivo, comungando com os trabalhos que lá estarão”, resume Vânia Leal.
A itinerância já passou por Marabá (PA), Canaã dos Carajás (PA), São Luís (MA) e Boa Vista (RR). Depois de Manaus, ela seguirá por Macapá (AP), além de Medelin e Bogotá, na Colômbia.
Serviço
Vernissage Itinerância Bubuia – 1ª Bienal das Amazônias
Entrada gratuita
Data: 26 de março (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Galeria do Largo – Rua Costa Azevedo, n° 290
Workshop “Leitura de portfólio para artistas de Manaus”
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.