Thaís Andrade; 27/05/2024 às 14:48

Amazônia Legal: Prazo para inscrições de negócios inovadores no Programa Sinapse da Bioeconomia segue até o 31 de maio

Sinapse da Bioeconomia revela potencial de inovação no Pará e Amazonas

O prazo para inscrições para o Programa Sinapse da Bioeconomia, iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores que auxiliem na preservação da floresta na Amazônia Legal, segue até o dia 31 de maio. Nesta edição, a Plataforma Jornada Amazônia injetará até R$ 4,2 milhões no ecossistema de inovação amazônico, que serão distribuídos para até 70 projetos com recursos não-reembolsáveis no valor de até R$ 60 mil para cada. Na última edição, foram recebidas mais de 600 inscrições para o programa, lideradas por ideias de negócios nos segmentos de Alimentos e Bebidas e Agronegócios.

Pará e Amazonas destacam-se entre os estados com maior participação nos programas de incentivo ao empreendedorismo e bioeconomia, promovidos pela Plataforma Jornada Amazônia. No Sinapse Bio, pouco mais de 50% das 71 startups selecionadas na última edição são provenientes dos dois estados. Esse potencial de inovação é observado também no Mapeamento das Startups e Negócios Inovadores da Amazônia Legal, realizado pelo Observatório Sebrae Startups. O levantamento considerou 646 empreendimentos já cadastrados na Plataforma Sebrae Startups e distribuídos entre os nove estados da Amazônia Legal.

Segundo o estudo, o Pará lidera em número de startups e negócios inovadores, totalizando 147 e, correspondendo a 23% do total. Ele é seguido por Amazonas, com 116 desses empreendimentos (18%), e pelo estado do Maranhão, com 82 startups e negócios inovadores (13%). Os estados de Rondônia com 76, Amapá com 69, Acre com 64, Mato Grosso com 45, Tocantins com 28 e Roraima com 19 representam 46% do total de negócios mapeados.

Marcos Da-Ré, diretor do Centro de Economia Verde da Fundação CERTI, reforça a importância do investimento e capacitação dos empreendedores para criar negócios inovadores que, além de manter a floresta em pé, podem promover o desenvolvimento e oportunidades na região. 

“Temos um grande potencial de soluções para o futuro da região sendo colocadas em prática e há espaço para mais inovação em negócios que contribuam para a manutenção da floresta em pé, resolvam desafios locais e, que tão importante quanto, promovam o desenvolvimento econômico, financeiro e social das comunidades em que essas soluções são criadas. A bioeconomia é uma saída inteligente para alinhar desenvolvimento, sustentabilidade e inovação nos estados da Amazônia Legal”, destaca.

Para o Sinapse Bio serão admitidos projetos em diversos segmentos de atuação, como Alimentos e Bebidas; Cosméticos e cadeias de insumos; Fármacos e Fitofármacos; Química verde; Tecnologias transversais; Florestas e Sistemas agroflorestais; Energia Sustentável; entre outros. A Plataforma Jornada Amazônia é um projeto idealizado e realizado pela Fundação CERTI e Instituto CERTI Amazônia, com a coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander.

Serviço

Inscrições Sinapse da Bioeconomia

Prazo: até dia 31 de maio

Investimento Gratuito

Site: https://sinapse.jornadaamazonia.org.br/

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.