Gabriela Auzier; 25/07/2024 às 13:30

Projetos fotográficos nortistas são selecionados para a quarta edição do Festival Photothings

Os artistas selecionados serão premiados com fotolivros dos ensaios submetidos

O Festival Photothings 2024, que celebra a fotografia autoral brasileira, divulgou o nome dos artistas que receberão os prêmios na forma de fotolivros. Entre os sete artistas selecionados estão o amazonense Raphael Alves e o acreano PH Costa. 

Em sua quarta edição, o Festival Photothings tem a proposta de estimular a produção fotográfica nacional e proporcionar uma plataforma inclusiva para artistas de todo o Brasil. Sem um tema pré-estabelecido, o objetivo da iniciativa é delinear um panorama plural da fotografia autoral produzida por artistas pouco conhecidos.

“Riversick”, ensaio de Raphael Alves selecionado para fazer parte do fotolivro “Coleção Photothings”, transcreve visualmente as relações entre os seres humanos, a natureza e o espaço urbano, que estão sempre em conflito.

Foto: Raphael Alves

O nome da série vem de um jogo de palavras “homesick” (saudades de casa) e “seasick” (enjoado pelo deslocamento no mar) e “river” (rio), por conta da localização geográfica de Manaus, às margens de dois dos maiores rios do mundo, Solimões e Negro.

Já o ensaio “Vidas Amazônidas: Retratos de um Acre que resiste”, de PH Costa, captura a vida cotidiana do Acre, destacando a resiliência das pessoas que vivem na região. As fotos retratam desde atividades relacionadas à navegação e ao transporte, até o comércio e o trabalho de rua, incluindo pessoas envolvidas em tarefas essenciais. 

O ensaio, selecionado para virar um fotolivro artesanal, evidencia a luta diária e a perseverança de moradores da cidade, oferecendo uma visão autêntica e profunda da vida local. 

Foto: PH Costa

Sobre Raphael Alves

Nascido em Manaus (AM), Raphael Alves estudou Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fotografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Artes Visuais no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Cursou ainda o mestrado em Fotojornalismo e Fotografia Documental na University of the Arts, em Londres (ING).

Raphael colabora com agências e veículos nacionais e internacionais em sua região, e é membro do projeto Everyday Brasil – (instagram.com/everydaybrasil). O trabalho de Raphael Alves foi premiado no Pictures of the Year Latin America (POY Latam) em 2017 e 2021; no Pictures of the Year International (2022). Seu trabalho também já foi contemplado com a Bolsa Editorial da Getty Images e pelo Prêmio da Fundação Conrado Wessel, entre outros.

Sobre PH Costa

Paulo Henrique Costa é formado em Engenharia Agronômica, com mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Acre. Já trabalhou na área de comunicação, como apresentador e repórter de um programa de TV no Vale do Juruá (2012). Foi Coordenador de Comunicação da organização Elas Existem – Mulheres Encarceradas.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.