Patrícia Patrocínio; 03/12/2020 às 15:00

Projeto Hiretone: a paleta de cor com apenas um tom do mercado publicitário

Victor Emeka e Zé Celso Oliveira mapearam os tons de pele dos recém-admitidos nas agências brasileiras com intuito de reforçar por ações inclusivas no mercado publicitário

  Em maio de 2020 após a morte de George Floyd nos Estados Unidos e João Pedro no Brasil, as ruas e telas de diversos países foram tomadas por uma série de protestos contra o racismo e a violência policial. Foi nesse cenário de grande repercussão das questões raciais que a dupla de criativos Victor Emeka e Zé Celso Oliveira  se propuseram a  descobrir a paleta de cores dos profissionais do mercado publicitário.

  O objetivo da dupla é transformar a percepção das pessoas em relação às notícias de contratações, que pode soar como algo corriqueiro aos olhos de quem lê, mas quando agrupado lado a lado a dezenas de outras notícias do mesmo tipo, revela algo que já deixou de ser novidade: pessoas brancas são predominantes nas agências brasileiras. Para isso, eles começaram a catalogar todas as fotos de notícias de contratações anunciadas no Clube de Criação organizando por mês os tons de pele mais recorrentes dos recém-admitidos, para então criar Pantone SkinTone, uma ferramenta gerada pela multinacional de cores. Iniciou-se, então, o Projeto Hiretone (termo que pode ser traduzido como o “tom da contratação”). 

  O projeto foi ao ar coincidentemente no dia 19 de novembro, véspera dia da Consciência Negra e dia da morte de João Alberto Freitas em uma loja do Carrefour em Porto Alegre. A ideia é continuar a catalogação até o projeto completar um ano. Dessa forma, Victor Emeka e Zé Celso Oliveira esperam ter um recorte sobre o tom das contratações no mercado publicitário especialmente em um ano emblemático para o debate da questão racial.

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