O podcast “Entrelugares: diálogos entre a História e o Audiovisual”, criado por Adrian de Souza Santos, mestrando em História pela UFAM, surge como um espaço de reflexão sobre a riqueza do cinema amazonense.
A iniciativa, financiada pelo edital 01/2023 da Lei Paulo Gustavo e apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), utiliza a História Oral para investigar como o setor audiovisual local prosperou durante os desafios impostos pela pandemia de COVID-19.
Baseado na pesquisa “Diretores em foco: a produção audiovisual amazonense através das lentes da História Oral”, o podcast desmistifica a ideia de que o eixo Rio-São Paulo domina a produção cinematográfica nacional. Através de entrevistas com cineastas, análise histórica e revisão bibliográfica, o “Entrelugares” revela como o cinema produzido no Amazonas consolidou sua relevância ao aliar criatividade, resistência e políticas públicas culturais, como as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
Além de apresentar os bastidores da produção local, o podcast explora os novos caminhos para o audiovisual amazonense, que mesmo em tempos de crise, alcançou uma força expressiva. Para Adrian, a iniciativa representa a união de sua paixão pelo cinema com sua formação acadêmica. “A ideia nasceu após um curso de roteiro e direção com o cineasta Bernardo Ale Binader e se tornou um meio de compartilhar a história e o impacto cultural da nossa produção local”, reflete o criador.
Disponível no Spotify o “Entrelugares” é mais do que um podcast: é um convite à valorização da cultura e da história do audiovisual na Amazônia. Um ponto de encontro entre os amantes da sétima arte e aqueles que buscam conhecer os talentos e as histórias que permeiam o cinema amazonense.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.