Isabella Botelho; 07/12/2020 às 16:15

Webnário sobre arte e pandemia reúne artistas e pesquisadoras de todo Brasil

“Arte Pandêmica” terá três dias de programação com espetáculos e exposição de estudos produzidos na pandemia

Inicia nesta segunda-feira, 07, o Webnário “Arte Pandêmica”, uma realização da revista “Arte Documenta!”, que prevê o diálogo de pesquisadoras de diferentes regiões do Brasil debatendo e compartilhando seus olhares sobre a produção artística nacional neste período de pandemia. A proposta do webnário é construir coletivamente um diálogo sobre quais caminhos a arte percorreu e ainda vai percorrer com a existência do coronavírus, levantando problemas, soluções, e a existência de novos futuros para a produção de arte no Brasil. De forma gratuita, a programação ocorrerá pela plataforma Zoom e as inscrições podem ser feitas pelo site.

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Segundo a curadora do projeto, Lu Maya, o webnário tem o intuito de compartilhar conteúdos e conhecimentos produzidos neste ano. “A ideia é reunir artistas e pesquisadoras para contribuírem com seu olhar sobre como elas têm percebido nossa produção artística nestes tempos tão difíceis. As pesquisadoras convidadas são Daniele Avila Small (RJ), Thereza Rocha (CE) e Amanda Gabriel (PE)”, disse.

O webnário ainda contará com a exibição de obras que foram criadas no período de isolamento social imposto pela Covid-19. “Além desse momento mais reflexivo, com a fala das pesquisadoras convidadas, teremos a oportunidade de acompanhar três trabalhos que foram criados remotamente, nas condições encontradas pelos artistas em 2020. São obras que mesclam muito com o teatro, a dança e o audiovisual. Três linguagens que se aproximaram muito em lives nas redes sociais e que achamos interessante compor nossa programação”, explica Ítalo Rui, um dos organizadores do webnário.

A programação se estende até a quarta-feira, 09, e contará com intérpretes de libras. Para acessar a programação, basta acessar o site da revista “Arte Documenta!”, que terá uma nova edição no fim deste mês com nove publicações.

Nova edição da revista “Arte Documenta!”

Contemplado na Lei Aldir Blanc, pelo Prêmio Manaus Conexões Culturais 2020, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a sexta edição da revista “Arte Documenta!”, um pós-evento do webnário, está com chamada aberta para publicação de artigos, ensaios, críticas, entre outros até o dia 11 de dezembro pelo site https://www.artedocumenta.com/chamadapublica.

O coordenador editorial, Ítalo Rui, afirma que a próxima edição também abordará o tema arte-pandemia. “Será uma edição especial, nós teremos publicações de artistas como Amanda Gabriel, Thereza Rocha e Daniele Ávila Small, além de uma cobertura crítica de Francis Madson sobre o webnário, e os textos aprovados na chamada pública, já lançada”, falou.

Das nove publicações, cinco serão selecionadas pela chamada aberta e cada contemplado receberá a quantia de R$ 450. Para mais informações ou em caso de dúvidas, endereçar revista.artedocumenta@gmail.com, com o assunto “DÚVIDA SUBMISSÃO DE PROPOSTA”.

Confira a Programação do Webnário

*Pelo horário de Manaus

07/12 – Segunda-Feira

16h às 17h – Debate “AFETOS TENTACULARES – O teatro por convivialidade remota no Brasil de 2020”, com a pesquisadora Daniele Ávila Small

17h às 18h – Espetáculo “Estar em nós”, de Juliana Tavares, das 17h às 18h

18h às 18h40 – Conversa entre a pesquisadora e os artistas da noite pela plataforma Zoom

08/12 – Terça-Feira

18h às 19h – Debate “Ato de costas”, com a pesquisadora Thereza Rocha

19h às 20h – Espetáculo “Cimento que se move”, do Teatro Interrompido

20h às 21h – Conversa entre a pesquisadora e os artistas da noite pela plataforma Zoom

09/12 – Quarta-Feira

18h às 19h – Debate “A potência dos encontros e os desafios Pós-pandêmicos”, com a pesquisadora Amanda Gabriel

19h às 20h – Projeto “Encontros”, de Júlia Kahane

20h às 21h – Conversa entre a pesquisadora e os artistas da noite pela plataforma Zoom

Fonte: Assessoria 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.