Isabella Botelho; 10/09/2020 às 12:00

Visando inclusão, Instagram revisa critérios para verificação de contas

Plataforma vai parar de priorizar contas com maior número de seguidores no processo de verificação de perfis

O selo de verificação do Instagram é um dos mais cobiçados das redes sociais. Aquele símbolo azul que fica ao lado do nome do usuário no perfil principal dá mais credibilidade e, além disso, faz com que o perfil apareça no topo dos resultados de busca – o algoritmo da plataforma entende que aquela conta é “prioridade”.

Até metade de 2018, não era possível solicitar o selo como no Facebook, por exemplo. Mas, em agosto do mesmo ano, a plataforma anunciou a possibilidade de solicitar uma verificação de conta ativa através do próprio aplicativo. Apesar da mudança, segundo o Tecnoblog, alguns critérios eram levados em conta na hora da avaliação, como autenticidade (deve representar uma pessoa real, empresa ou entidade registrada), exclusividade (a presença exclusiva da pessoa ou empresa que representa), notabilidade (deve representar pessoa, marca ou entidade conhecida e pesquisada) e perfil completo (deve ser pública e ter foto de perfil, biografia e pelo menos um post). 

Mesmo com essa mudança que possibilitou que qualquer usuário pudesse solicitar a verificação, o processo não era tão democrático assim. Com o tempo, foi possível notar que, pelo menos em sua maioria, apenas perfis com grande volume de seguidores conseguiam o selo. Pensando em mudar isso e tornar o processo o mais democrático e inclusivo, o Instagram anunciou na última quarta-feira, 09, que vai parar de priorizar contas com maior número de seguidores no processo de verificação de perfis. 

A modificação, anunciada no blog oficial do Facebook, integra um pacote de mudanças para combater a desigualdade dentro do aplicativo. O intuito é tornar o processo mais transparente e justo possível, diminuindo o peso da quantidade de seguidores durante a avaliação para levar o selo e relevância para novos públicos.

“Embora o número de seguidores nunca tenha sido exigido para conseguir o selo de verificado pelo formulário no aplicativo (o qual qualquer um pode aplicar), nós certamente temos alguns sistemas estabelecidos que priorizam perfis com alto volume de seguidores para ajudar na seleção dentro das dezenas de milhares de pedidos recebidos todo dia”, escreve Adam Mosseri, presidente do Instagram, no anúncio. 

A ação acontece, sobretudo, em vista do compromisso firmado pela empresa na época do assassinato de George Floyd e dos protestos anti racistas, quando o Instagram afirmou seu comprometimento em buscar ativamente “elevar vozes negras” nos debates promovidos na rede social. 

Ainda para gerar mais igualdade dentro da plataforma, o Instagram também anunciou a criação de um “time de igualdade” que vai buscar “compreender e abordar melhor a parcialidade do desenvolvimento de produtos e experiências” na plataforma, incluindo a cooperação com a equipe de inteligência artificial para afinar o algoritmo e criar ferramentas que auxiliem neste esforço de promoção. Um diretor de diversidade e inclusão também está sendo procurado.

“Mais do que nunca, as pessoas estão usando nossa plataforma para ampliar a consciência sobre causas raciais, civis e sociais que importam a elas”, escreve Mosseri na publicação. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.