Pensar em diversidade é uma das maiores metas da Ambev em 2020. Isso significa que a empresa está se esforçando cada vez mais em rever processos para construir um time cada vez mais proporcional, com diferentes bagagens culturais e que represente a realidade vasta do Brasil. Pensando nesse contexto, a Ambev lançou o novo programa de trainee reformulado, em que The Grid e a Cubocc são responsáveis pela Criação do Conceito e Desenvolvimento da campanha. Além disso, o The Grid também será responsável pela curadoria e seleção dos candidatos.
O processo seletivo foi criado pensando em uma comunidade que se materializa na plataforma de capacitação com conteúdos preparatórios, que vão ajudar os candidatos em todas as etapas. A partir de uma visão múltipla, o The Grid e a Cubocc desconstruíram os currículos e destacaram a pluralidade das vivências, quebrando os estereótipos do trainee e trazendo o mote “Quem vê rótulos não vê…”.
Além disso, antigas exigências que limitavam a participação de muita gente foram eliminadas. Então, em vez de um teste de inglês, a Ambev vai oferecer bolsas para os candidatos aprovados que não tenham conhecimento do idioma, por exemplo.
São cinco etapas no programa da Ambev e todas elas serão realizadas 100% online – o que, além de proteger os candidatos, também favorece a inclusão, já que inscritos de todo o Brasil podem participar sem precisarem sair de seus estados. A plataforma de capacitação vai ajudar com diferentes tipos de conteúdo. Serão feitas, por exemplo, transmissões ao vivo com vários líderes da Ambev, para ajudar os candidatos com dicas e informações sobre as diversas áreas da companhia.
A empresa também vai promover um bate-papo sobre autoconhecimento, para auxiliar os inscritos antes das entrevistas, além de disponibilizar uma série de vídeos para ajudar no processo. Semanalmente, serão compartilhadas listas com dicas de conteúdo relevante sobre temas importantes para a Ambev, em podcasts, revistas, artigos e entrevistas, por exemplo – todos os conteúdos que, depois, poderão ser utilizados também em outros processos, criando uma rede de conhecimento geral da companhia.
Para avaliar a identificação dos candidatos com a cultura da Ambev, a empresa desenvolveu um game de competências – que será aplicado após o teste de lógica, que este ano ficou mais fluido e sem foco em matemática, como costumava ser antigamente. O game da Ambev vai ajudar a entender se os candidatos têm características como: adaptabilidade, cooperação, criatividade, ousadia, inovação, abertura a novos desafios, resolução de problemas e tolerância.
As inscrições para o programa de trainee Ambev 2020 ficam abertas até 8 de setembro, com vagas em todo o Brasil, para as áreas de Negócios, Tecnologia e Supply – que engloba a gestão das cervejarias, em diversas áreas, como logística, financeiro e Gente & Gestão, por exemplo. O salário é de R$ 7.000 e podem se candidatar universitários de qualquer curso de graduação, que tenham se formado entre junho de 2018 e dezembro de 2020. Os interessados podem acessar este link.
Pensando ainda em todas as formas de colaborar com os candidatos e para fomentar um ecossistema de colaboração, a Ambev compartilhará o currículo dos inscritos não aprovados nas últimas etapas com os parceiros e fornecedores. Além da estratégia geral e implementação feitas pela Cubocc e pelo The Grid, a agência SunsetDDB colaborou no projeto com estratégia de Twitter e produção de conteúdo para campanha.
Sobre a Ambev
Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 30 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma empresa inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos, sucos e água, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.
Sobre o The Grid
Fundado em 2017 por Helene Hermes, o The Grid surgiu da necessidade crescente de constantemente pensar, construir e reconstruir o futuro do trabalho. Desde a sua fundação, a empresa vem criando comunidades diversas de talentos, reunindo pessoas que se relacionam com trabalho de novas maneiras e possuem experiências de vida únicas. O The Grid desenha e implementa estratégias de recrutamento, cultura, operação de pessoas e desenvolvimento de equipes com um olhar de proporcionalidade e experiência. A empresa é parte da Flag.cx, colaborando com as mais de 20 negócios do grupo e também com parceiros como Ambev, AKQA, Nubank, SOKO, Vulcabrás Azaleia e Red Bull no Brasil e Estados Unidos.
Sobre a Cubocc
Fundada em 2004, em Pelotas por Roberto Martini e mais dois sócios, a Cubocc nasceu digital com a ideia inicial de dar suporte para que agências de publicidade pudessem desenvolver projetos inovadores. Porém, em pouco tempo, foi ganhando corpo, expertise e espaço e acabou por aumentar a sua área de atuação, conquistando grandes clientes como Unilever. Com o nascimento do Grupo Flag.cx em 2013, passou a fazer parte da holding, sempre à frente de projetos criativos voltados para o universo de propaganda e publicidade. A Cubocc detém marcas como Spotify, Audi e O Boticário em seu portfólio.
Fonte: Assessoria
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.