Hilana Rodrigues; 10/06/2021 às 13:30

Uyra Sodoma performa obra no Museu de Arte do Rio

Uyra Sodoma já se fez presente em outras exposições e contextos de arte e moda, levando representatividade

A artista indígena e criadora de “Uyra Sodoma”, Emerson Pontes, irá performar e apresentar suas fotografias na exposição intitulada “Imagens que não se Conformam”, no Museu de Arte do Rio de Janeiro.

Na exposição, Emerson performará com a entidade híbrida “Uyra Sodoma”, criada pela artista em que usa o corpo para apresentar e unir os elementos orgânicos da floresta e expressar as sabedorias ancestrais, conhecimentos ecológicos e científicos. A exposição pretende dar visibilidade aos artistas negros, indígenas e de gêneros dissidentes.

Uyra Sodoma já se fez presente em outras exposições e contextos de arte e moda, levando representatividade em ações como a revista Vogue Brasil, o Salão Arte Pará e a VII Edição do Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake. Para a artista, essas possibilidades de comunicação não são novas para quem desenvolve arte indígena, e são transmitidas pelo trabalho com a ancestralidade. 

“A arte, antes mesmo desse entendimento global e moderno, já era elemento de comunicação e funcionalidade do cotidiano indígena. Artesanatos, teçumes, peças ritualísticas e demais obras do cotidiano dos povos, vêm andando em paralelo à produção de artistas indígenas contemporâneos, como eu, Jaider Esbell, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Naine Terena, Auá Mendes e muitos outros, que utilizam a arte como ferramenta de ativismo indígena e ambiental”, declara a artista.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.