Já faz um bom tempo que as redes sociais vêm tentando várias formas de se tornar menos tóxicas. O Twitter, porém, ainda é considerado um dos espaços com mais usuários agressivos – principalmente porque, por conta da omissão da própria empresa, muitos grupos propagam seus discursos de ódio através da plataforma sem muitos impedimentos. No entanto, isso está prestes a mudar.
O Twitter está testando uma ferramenta de envio de notificação que será aplicada quando um usuário digitar um texto que contém linguagem ofensiva. A novidade foi anunciada pela própria empresa e faz parte do esforço para moderar as conversas na plataforma, disse a rede social na terça-feira, 5. Segundo a publicação feita no perfil destinado ao suporte da empresa, o aviso estará disponível apenas em celulares com sistema operacional IOS (iPhones).
When things get heated, you may say things you don't mean. To let you rethink a reply, we’re running a limited experiment on iOS with a prompt that gives you the option to revise your reply before it’s published if it uses language that could be harmful.
— Support (@Support) May 5, 2020
“Quando as coisas esquentam, você pode dizer coisas que não quer dizer. Para permitir que você repense uma resposta, estamos executando uma experiência limitada no iOS com um prompt que oferece a opção de revisar sua resposta antes que ela seja publicada, se ela usar um idioma que pode ser prejudicial”, afirma o comunicado.
Vale ressaltar que o Twitter não impede que a mensagem seja publicada, apenas abre uma caixa de diálogo e recomenda a revisão. O roteirista de quadrinhos Chuck Wending recebeu uma notificação do novo recurso e revelou como ele funciona:
https://twitter.com/ChuckWendig/status/1257783574985617409?ref_src=twsrc%5Etfw
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.