Por Ariel Bentes; 12/08/2019 às 13:00

TV Manauara, a primeira televisão do Amazonas

Saiba a trajetória da TV Manauara até os dias de hoje

Você sabe qual foi a primeira TV do Amazonas? A primeira emissora a surgir no Estado foi a TV Manauara. Fundada em 1965 pela jornalista Sadie Hauache, a emissora esteve entre as pioneiras a cabo do país. 

(Foto: Reprodução)

Para a sua transmissão, foram instalados pela cidade de Manaus cabos nos postes de eletricidade, porém, a experiência não teve continuidade devido aos problemas técnicos que vieram após a instalação dos fios, que não eram fortes o suficiente e muitas vezes acabavam sendo cortados por linha de cerol. 

Mesmo com todas as dificuldades, a emissora foi ao ar e não teve problemas com a audiência, pois já existia alguns televisores na cidade. Em 1967, a TV Manauara participou de uma concorrência pública e estreou no canal 38, tornando-se assim, a TV Ajuricaba.

Segundo com Hauache Neto, neto da Sadie Hauache, a partir disso, a venda dos aparelhos de TV aumentaram, a publicidade na cidade foi crescendo e surgiram as primeiras agências de publicidade e propaganda como a OANA Comunicação, agência que já possui 49 anos de mercado.

Além de Manaus, a TV Ajuricaba esteve presente em 38 municípios do Estado, onde aparelhos de televisão eram colocados em praças públicas e a população conseguia acompanhar a sua programação que possuía programas jornalísticos e de entretenimento.

A emissora foi afiliada da Rede Globo e depois da TV Manchete. De acordo com Hauache, quando a TV Ajuricaba se tornou afiliada da Manchete, ela já tinha sido vendida para o Grupo Simões com a intenção de evitar problemas com políticos.

“Naquela época nós vivíamos no Regime Militar e tínhamos uma emissora de televisão que sempre trabalhou pelas Diretas Já, que sempre enfrentou abertamente a situação, por isso, chegou um momento em que fomos praticamente obrigados a sair (…) resolvemos sair do setor de comunicação (…)” disse, Hauache.

Após a Constituinte de 1988, a emissora volta em 1993, no canal 10, como TV Manaus e transmitindo o sinal da TV Record. Em 2007, a emissora foi vendida para o Grupo Raman Neves de Comunicação e, hoje, é a TV Em Tempo, afiliada do SBT.

Fonte: História da TV Amazonense, por Eula Dantas Taveira Cabral. Universidade Metodista de São Paulo.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.