ComunicaçãoNotícias

Theo Fellows abordará filosofia amazônica em roda de conversa na Valer Teatro

Foto: Divulgação

O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutor em Filosofia pela Technische Universität Berlin, Theo Fellows, será o palestrante da próxima edição do projeto Roda de Conversa, promovido pela Editora Valer. O evento acontece neste sábado (25), às 9h30, na Valer Teatro, localizada na rua José Clemente, 600, no Centro, Largo São Sebastião, em Manaus. A entrada é gratuita.

O tema do encontro é: “Existe uma Filosofia Amazônica?”. Segundo Theo, os saberes dos povos tradicionais da Amazônia vêm ganhando maior espaço no meio acadêmico, especialmente com a crescente participação de pesquisadores indígenas. Contudo, ele observa que a Filosofia, enquanto disciplina, ainda precisa avançar nesse diálogo.

“Cabe a nós, pesquisadores da Filosofia em terras amazônicas, a tarefa urgente de refletir sobre as possíveis relações entre a tradição filosófica ocidental e os saberes milenares dos povos originários. Mais do que compartilhar minhas reflexões, quero convidar a todos para discutirmos alternativas e propostas para uma filosofia amazônica”, afirmou.

Além de promover reflexões profundas, o evento faz parte do início das atividades no novo espaço cultural da Editora Valer, que busca integrar intelectuais e ampliar o alcance de debates acadêmicos e culturais.

A relevância da discussão

Neiza Teixeira, professora e coordenadora editorial da Editora Valer, destacou a importância do tema abordado por Fellows:

“O debate sobre um pensamento amazônico é urgente, pois valoriza os saberes dos povos originários e amplia o campo das discussões filosóficas. Esse é um tema de interesse para diversas áreas do conhecimento, desde professores e estudantes do Ensino Médio até pesquisadores universitários”, afirmou.

Sobre Theo Fellows

Theo Machado Fellows leciona no Departamento de Filosofia da UFAM desde 2011. Mestre em Filosofia pela UFRJ e doutor pela Technische Universität Berlin, sua tese de doutorado sobre as afinidades entre Friedrich Hölderlin e Walter Benjamin foi publicada em 2023 pela editora alemã Königshausen und Neumann. Atualmente, é coordenador do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFAM e membro da Associação Brasileira de Estética (ABRE).

Sobre o projeto ‘Roda de Conversa’

O Roda de Conversa ocorre em sábados alternados, reunindo professores, pesquisadores e intelectuais para discussões sobre literatura, filosofia, teatro e outros temas. O objetivo é formar um público leitor e crítico, promovendo reflexões sobre questões relevantes. Entre os convidados anteriores estão Violeta Loureiro, João de Jesus Paes Loureiro e Marilene Corrêa, que já contribuíram com reflexões sobre cultura e questões amazônicas, incluindo pautas relacionadas à COP 30.

Mais recentes

Entretenimento

Bloco do Decreto abre Circuito de Carnaval na avenida Nilton Lins com entrada gratuita

Festa acontece neste sábado (14), a partir das 16h
Entretenimento

Panorando estreia ‘Aboio – O Auto do Boi Cansado’ com apresentação gratuita em Manaus

Espetáculo reúne dança, teatro e máscaras para refletir sobre cultura popular e exaustão no trabalho
MúsicaSem categoria

Jhimmy Feiches lança ‘Bonito na Vida é Se Apaixonar’, álbum que celebra o amor em suas múltiplas formas

Três músicas inéditas foram lançados pelo artista 
Eventos

Centro Cultural Velha Serpa recebe lançamento da HQ ‘A Batalha de Itacoatiara’

Lançamento marca o encerramento do circuito oficial e reconecta obra ao local onde a história aconteceu
Entretenimento

Bloco do Decreto abre Circuito de Carnaval na avenida Nilton Lins com entrada gratuita

Festa acontece neste sábado (14), a partir das 16h
Entretenimento

Panorando estreia ‘Aboio – O Auto do Boi Cansado’ com apresentação gratuita em Manaus

Espetáculo reúne dança, teatro e máscaras para refletir sobre cultura popular e exaustão no trabalho
MúsicaSem categoria

Jhimmy Feiches lança ‘Bonito na Vida é Se Apaixonar’, álbum que celebra o amor em suas múltiplas formas

Três músicas inéditas foram lançados pelo artista 
Eventos

Centro Cultural Velha Serpa recebe lançamento da HQ ‘A Batalha de Itacoatiara’

Lançamento marca o encerramento do circuito oficial e reconecta obra ao local onde a história aconteceu

Relacionadas

NotíciasSociedade

TRT-11 promove ação ‘Elas em Pauta’ para  conciliação em processos de trabalhadoras

Interessadas podem solicitar inclusão de processos até 20 de fevereiro; audiências ocorrem em Manaus e Boa Vista
NotíciasSociedade

Evento da Fapeam une ciência e cultura e anuncia apoio exclusivo a pesquisadoras

Sarau científico marcou a abertura do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência e o lançamento de editais para cientistas do Amazonas
boi garantido
AmazôniaNotícias

Boi Garantido inaugura estúdio em Parintins e faz história ao produzir álbum 2026 na cidade

Estrutura inédita permite que todas as etapas da produção musical do álbum 2026 sejam realizadas integralmente na cidade
Acessar o conteúdo