Hilana Rodrigues; 17/08/2021 às 09:00

TCE-AM abre inscrições para processo seletivo para 100 vagas de estágio

Com vagas distribuídas em dez cursos, as inscrições seguem até dia 22/08

Com 100 vagas para estudantes de diferentes cursos de ensino superior e inscrições totalmente digitais, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), via Escola de Contas Públicas (ECP), divulgou ontem, 16, o Edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para Estagiários da Corte de Contas.

Na publicação do Diário Oficial Eletrônico (DOE), as provas do PSS serão realizadas no dia 12 de setembro, com duração de 4 horas, em local a ser divulgado posteriormente. Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 1 mil e mais R$ 167,20 de auxílio-transporte. 

Vagas

As vagas foram distribuídas entre os dez cursos abaixo:

Direito – 60 vagas; Administração – 12 vagas; Contabilidade – 10 vagas; Engenharia – 7 vagas; Análise de Sistema e Tecnologia da informação – 5 vagas; Comunicação Social – 2 vagas; Arquitetura – 2 vagas; Arquivologia – 1 vaga, Pedagogia – 1 vaga.

Além de cadastro reserva para curso de Ciências Econômicas. O estágio no TCE possui duração de 25 horas semanais, distribuídas em cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira. Do total de vagas, 20% serão reservadas para estudantes com deficiência, conforme termos definidos na Lei Estadual nº241/2015.

Inscrições

Nesta edição, as inscrições serão realizadas de forma gratuita e totalmente digital, visando evitar aglomerações e facilitar a participação do estudante no certame. As inscrições seguem até o dia 22 de agosto no portal da Escola de Contas. A lista com os estudantes aptos a participar do processo seletivo será divulgada após o período de inscrições, pela ECP.

Para participar do PSS, o estudante precisa estar regularmente matriculado, cursando no mínimo o 2º período ou o 2º semestre do primeiro ano em algum dos cursos que possuem vagas ou cadastro de reserva no Processo Seletivo, além de coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 6.

Provas

O Processo Seletivo será composto de prova escrita com conhecimentos específicos, contendo quatro questões discursivas por área, assim como quatro questões objetivas de Língua Portuguesa para todos os cursos.

De acordo com a diretora da ECP, Virna Pereira, a dica para os estudantes é a preparação antecipada.

“Colocamos no nosso edital todo o conteúdo programático das disciplinas, e eu peço desde já que eles estudem a fundo essas disciplinas, pois foram todas pensadas para o que eles devem exercer de atividade no Tribunal de Contas. Lembrando que temos na Escola de Contas cursos diários que podem até mesmo ajudar a ambientar esses estudantes durante esse processo de preparo”, destaca.

Será obrigatória a apresentação, para realização das provas, do documento de identidade original com foto recente e comprovante de inscrição. Os estudantes devem levar caneta transparente esferográfica azul ou preta, lápis, grafite e borracha.

A divulgação dos resultados finais da prova escrita será feita até o dia 15 de outubro, pelo site da Escola de Contas, via endereço virtual.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.