Sofia Lourenço; 24/07/2024 às 18:20

Sinergia abre inscrições para impulsionar startups inovadoras na Amazônia Legal

A iniciativa visa contemplar startups em fase de tração ou que já passaram por programas de aceleração e incubação

As inscrições para a segunda edição do Programa Sinergia podem ser realizadas até 23 de agosto através do site do Sinergia, de forma gratuita. O programa é direcionado a negócios inovadores, com CNPJ ativo, que apresentem potencial para contribuir positivamente com a bioeconomia da região Amazônica.

Imagem: Yara Couro

Serão admitidas startups com soluções que utilizem de forma sustentável produtos da biodiversidade amazônica; que recuperam solos e/ou desenvolvem serviços e tecnologias para proporcionar condições favoráveis para a nova economia regenerativa; que sejam inovadores e escaláveis com potencial de impacto positivo para a bioeconomia de base florestal.

Destinado a negócios em estágio de operação e tração, o programa é acessível também para startups que já participaram de programas de aceleração e incubação. A iniciativa busca aumentar a competitividade de startups na Amazônia Legal, promovendo conexões com o mercado, investidores e dinamizadores. 

A seleção inclui preenchimento de formulário, banca de pitch e diagnóstico aprofundado. Serão selecionados 40 negócios para a banca de pitch, dos quais 20 avançarão para o diagnóstico e ciclo de apoio. Confira mais informações sobre as fases do processo seletivo no regulamento

“O Sinergia vai além de uma aceleração, pois tem como diferencial o apoio customizado e a conexão com o mercado. Buscamos compreender profundamente cada negócio e identificar oportunidades de fazer conexões estratégicas com outras empresas e startups, investidores, e outros parceiros relevantes do ecossistema”, destaca Marcos Da-Ré, diretor do Centro de Economia Verde da Fundação CERTI, realizadora e coordenadora da Plataforma Jornada Amazônia ao lado do Instituto CERTI Amazônia.

Exemplos de negócios apoiados pelo programa incluem a Urucuna, idealizada pelas irmãs Júlia e Lígia Ferreira Tatto, a startup é focada na valorização da cultura brasileira e sociobiodiversidade.

 

Imagem: Fabrício Suruí

“A trilha de conhecimento do Sinergia foi montada para gente, pegando na ‘ferida’ do que precisávamos ajustar. Melhoramos a gestão financeira do negócio, conseguimos reajustar a rota e clarificar a ideia da empresa”, relata Lígia.

Outro exemplo é a Yara Couro, que produz couro a partir de resíduos de pescado. A empresa transforma a pele de peixe em couro para produção de bolsas e acessórios de luxo e alto valor agregado. 

“As peles que trabalhamos têm origem no resíduo: damos uma nova cara à pele de peixe, porque, para nós, o que iria para o lixo é matéria-prima”, explica a fundadora Bruna Freitas.

Protagonismo feminino 

A última edição do programa destacou o amadurecimento do ecossistema de inovação da Amazônia Legal e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. O segmento de alimentos e bebidas teve o maior número de negócios selecionados, seguido por cosméticos e agronegócio.

“As startups com pelo menos uma mulher em cargo de liderança representaram quase 82% das selecionadas para o ciclo 2024.1, um dado que demonstra o fortalecimento do empreendedorismo feminino na região. Ter mais mulheres em cargos de gerência e liderança em negócios inovadores é fundamental para alcançarmos novas perspectivas e diversidade”, comenta Marcos Da-Ré. 

Além disso, nesta edição, elas também estão presentes em 66,6% dos quadros societários, ou seja, são sócias em 18 startups.

Serviço

Programa Sinergia – ciclo 2024/2

Prazo: entre 16 de julho a 23 de agosto

Onde se inscrever: clique aqui

Investimento: Gratuito

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.