O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Silva (Progressistas), anunciou na terça-feira, 16, que a população do município não está mais obrigada a usar a máscara, item na prevenção contra a Covid-19, em ambientes abertos na região.
O anúncio foi realizado durante live da prefeitura, acompanhado da secretária de saúde Aila Carla, do coordenador Programa Nacional de Imunização Railson Vasconcelos e da coordenadora de Vigilância Sanitária Cristiane Lindoso. Todos tiraram as máscaras para a publicação do decreto.
“Talvez seja o primeiro município do Brasil a adotar esse sistema de não uso de máscara em ambiente aberto. Vale aqui para nós. Não vale em Manaus, lá em Beruri, Itacoatiara. O decreto é nosso. Temos autonomia do nosso município de legislar e fazer as coisas mediante os números de Covid que nós temos”, disse o prefeito.
Como o decreto é para ambientes abertos, Anderson Sousa pediu que a população continue a usar máscara em ambientes fechados, principalmente se apresentar suspeita de gripes.
De acordo com ele, assim que receber recursos federais, oriundos de emendas parlamentares, irá aumentar o número de fiscais nas ruas e o investimento na higienização dos logradouros públicos com carros pipas.
O político usou a justificativa dos dados de vacinação no município para adotar a emenda, citando o número de 82% da população imunizada com a primeira dose, porém, segundo a Fundação de Vigilância Sanitária Drª Rosemary Costa Pinto, somente 45,7% da população contém a primeira dose da vacina, já com a segunda, são 38,1% da população local.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.