Ariel Bentes; 01/09/2020 às 17:43

Propaganda eleitoral gratuita será proporcional a total de candidatos negros

A mudança irá valer a partir das Eleições de 2022

No dia 25 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, devem ser proporcionais ao total de candidatos negros que o partido apresentar para a disputa eleitoral.

A mudança, que irá valer somente a partir das Eleições de 2022, foi feita com base na análise de consulta formulada pela deputada federal Benedita da Silva do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro. “É uma conquista que interessa não apenas aos negros que disputarão eleições, mas a todas as pessoas que repudiam o racismo em nosso país”, afirmou Benedita ao El País Brasil

Ao encerrar a votação, Luís Roberto Barroso, relator e presidente da Corte, ressaltou que esse é um momento importante na história do Tribunal e do país. “Há momentos em que cada um precisa escolher de que lado da história deseja estar. O TSE está do lado dos que combatem o racismo”, disse o ministro. 

Confira mais detalhes da votação e o discurso de cada ministro clicando aqui

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.