Ariel Bentes; 07/05/2019 às 17:24

Pesquisa inédita investiga vida digital dos brasileiros maduros e inspira projeto Silver Makers

Realizada pela MindMiners, a pesquisa buscou mapear o comportamento de brasileiros entre 50 a 80 anos de idade

A MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, em parceria com a consultoria de marketing Hype60+, realizou uma pesquisa sobre maduros e digitais: redes sociais, influenciadores e vida digital após os 50 anos, que buscou mapear o comportamento dos brasileiros seniores.

(Foto: Reprodução)

Concluída em abril de 2019, a pesquisa contou com 533 entrevistas conduzidas com brasileiros na faixa etária de 50 a mais de 80 anos. Os resultados inspiraram a consultora Hype60+ a criar o núcleo de influenciadores Silver Makers – um hub de inteligência que propõe soluções que combinam o contexto das marcas com estratégia de influência para consumidores maduros.

Para o cidadão do século XXI, envelhecer é um processo completamente diferente do que foi décadas atrás. Essa mudança está inteiramente associada à presença da internet na vida dos novos seniores. A internet é a janela para o mundo no ambiente digital. Os maduros conversam, matam saudades, ficam próximos da família, reencontram afetos do passado, mantêm grupos de novos e antigos amigos, experimentam novos amores, planejam viagens físicas e intelectuais. Para entender essa nova sociedade, a consultoria de marketing Hype60+ e a empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital MindMiners conduziram o estudo quantitativo. Nesse mapeamento, os especialistas investigaram as diferentes formas de consumo e a interação dos 50+ nos canais digitais, além de aprofundar a relação do consumidor sênior com influenciadores digitais.

A pesquisa inova ao pautar análises da relação do consumidor brasileiro maduro com muitas marcas e empresas. O estudo mostra que há um território vasto a ser explorado por vários segmentos do consumo, inclusive, com o apoio de influenciadores digitais dessa nova geração. A produção de conteúdo digital, contemporâneo e relevante – que dialogue com os desafios, anseios e necessidades desse público – pode inserir marcas dentro de um novo contexto. Há real potencial de transformar a relação dos maduros com produtos e serviços. Hoje, de acordo com análise desses brasileiros, eles são consumidores invisíveis.

Segundo Layla Vallias – cofundadora da consultoria de marketing Hype60+ e uma das coordenadoras do levantamento – é preciso recalibrar o olhar sobre o envelhecimento com base no uso de dados, pesquisas e momentos de escuta e empatia com os novos maduros brasileiros.

“Precisamos motivar a sociedade a questionar o ageismo; o preconceito contra as pessoas com mais de 60 anos é prejudicial à sociedade e aos negócios”, afirma.

Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas (IBGE) apontam que, hoje os maduros já representam quase 20% do consumo, movimentando cerca de R$ 1,6 trilhão. O Brasil é um dos países com um envelhecimento populacional mais acelerado do mundo. Para Danielle Almeida, head de marketing da MindMiners, empresa especializada em pesquisa digital que conduziu o estudo, a ideia de estudar os maduros veio do desejo de explorar esse lado tecnológico, curioso e ativo que eles possuem e que ainda é desconhecido e/ou ignorado pelas marcas.

“Trata-se de um público altamente consumidor, mas que parece invisível quando o assunto é a estratégia de marketing das grandes empresas. Nosso objetivo é dar voz a esse grupo de pessoas, mostrando hábitos, comportamentos e opiniões para que estejam no radar. É fundamental que sejamos não apenas capazes de atender as demandas, mas principalmente romper com os estereótipos que a publicidade insiste em utilizar para representá-los”, afirma Danielle.

Núcleo de influenciadores Silver Makers

O resultado do mapeamento inspirou a consultoria Hype60+ a criar o projeto Silver Makers, um hub de inteligência que propõe soluções que combinam o contexto das marcas com estratégias de influência para consumidores maduros. A proposta responde à necessidade de diálogo das marcas com o público sênior em uma perspectiva de estabelecer conexões verdadeiras, orientadas para a construção de relacionamento com consumidores 60+.

“Os maduros brasileiros estão explorando cada vez mais os canais digitais e se tornando grandes protagonistas. Estamos vendo surgir produtores de conteúdo maduros na internet que estão ganhando cada vez mais relevância e representatividade. Pensando nisso, a Hype60+ está lançando um núcleo de influenciadores digitais que têm como propósito identificar esses produtores de conteúdo maduros, contribuindo para a sua trajetória nas redes sociais. Esse núcleo terá o nome de Silver Makers. Trabalhar com os influenciadores maduros é uma grande oportunidade para as marcas que queiram se comunicar de forma relevante e autêntica com o consumidor sênior”, analisa Cléa Klouri, sócia do Hype60+ e uma das coordenadoras do estudo.

Fonte: Frida Luna Boutique de Comunicação

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.