Hilana Rodrigues; 08/10/2021 às 13:30

Para otimizar agendamentos, Governo do Amazonas lança o aplicativo PAC Digital

O agendamento poderá ser realizado a partir da próxima segunda-feira, 11

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), lançou o aplicativo PAC Digital, para otimizar os agendamentos on-line na emissão de documentos.

Com ativamento na próxima segunda-feira, 11, poderão ser agendados serviços para retirada de 1ª e 2ª vias de Registro Geral (RG) e Registro Civil de Nascimento (RCN), nas unidades de Pronto de Atendimento ao Cidadão (PAC) da capital e interior.

O serviço pretende agilizar os atendimentos e atender uma demanda reprimida provocada pela pandemia da Covid-19. A medida faz parte do plano de ação criado pelo Governo do estado e inclui também a realização de ações de cidadania.

“No aplicativo, as pessoas poderão fazer o próprio agendamento, sem precisar ligar. Ela vai fazer um cadastro e fazer o agendamento. Quando fizer o agendamento, ela vai receber uma mensagem certificando que foi efetivada. No caso, por exemplo, de um feriado em que o PAC não vai funcionar, o aplicativo já vai estar avisando”, disse a gestora.

Ainda de acordo com a secretária, a princípio, o call center montado pela Sejusc para agilizar os agendamentos, vai continuar em atividade nos próximos dias.

“Nós vamos manter também os canais de atendimento pelo telefone, nosso call center, hoje nós temos 18 pessoas atendendo. Ao todo, esperamos ter um atendimento de mais de 30 mil pessoas nos PACs, e esperamos diminuir bastante essa demanda reprimida”, completou a secretária.

De acordo com o gerente comercial do Sasi, Toshizo Nakajima, o aplicativo é bem intuitivo e simples de ser utilizado.

“No app, nosso primeiro canal é o de pedido de agendamento, em que o cidadão vai realizar o agendamento. Ele terá que concordar que está ciente das regras, com o que ele deve levar, com toda a documentação, até a caixinha de ‘ciente’, e aí ele vai apertar o próximo. Essa já é a segunda tela. Ele pode fazer o agendamento tanto para ele, quanto para terceiros”, afirmou.

Além do serviço de agendamento, o aplicativo também conta com as abas: “Conheça o PAC”, “Notícias”, “Sugestões e Reclamações”. Está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.