O slow content, ou conteúdo lento, em português, é um movimento na comunicação que surgiu como proposta para mudança comportamental das pessoas trazendo como proposta a de que diminuam a velocidade para consumir e, principalmente, produzir informações.
A ideia é que quem utiliza a internet para obter todo tipo de informação, seja para se manter informado ou procurar referências para novas criações, reduzam esse quantitativo de absorção e passe a focar no qualitativo. Ou seja, absorva conteúdos com mais propósito, significado e com menos excessos, seja num só tema ou de modo geral.
O slow content trabalha como uma filosofia de vida que, ao pensar nos muitos problemas advindos do consumo excessivo da internet e informações, propõe uma desaceleração do consumo focando no equilíbrio de dados recebidos sobre o noticiário a cada dia.
Voltada principalmente aos produtores de conteúdo, a proposta é que ao produzir algo, a pessoa foque mais no propósito da informação, e não na quantidade de texto, fotos, dados etc. O movimento tem como estratégia dar devida atenção ao planejamento e ao processo criativo.
Confira alguns dos “mandamentos” do Slow Content
- Postar com propósito
É necessário apresentar um conteúdo com relevância para o público, algo que proponha conscientização e/ou diferença.
- Estratégia de divulgação
O assunto deve impactar a ponto de instigar o público a compartilhar, assim como explorar novos canais de divulgação que possam atingi-lo.
Um exemplo de divulgação é eleger representantes da empresa nas redes sociais, como embaixadores, ou veículos off line também.
- Atenção aos títulos
Direto e consistente com o conteúdo, o título pode conter palavras que instigam a curiosidade, mas jamais deve mentir ou ser sensacionalista. O comprometimento da empresa deve ser sempre com a transparência.
- Processo de produção
Para gerar algo de qualidade e impacto, o produtor precisa ter tempo para pesquisar, refletir e revisar o conteúdo, gerando algo que também o ensine. Ou seja, a pressa nesse momento de produção não é uma aliada, ainda mais tendo como foco o título Slow Content.
- Fonte de pesquisa
Diferentes referências e pontos de vista são essenciais para o repertório de criação. Por isso, livros, filmes, músicas, entre outros, são algumas fontes para abrir o criativo, além de ouvir possíveis temas que o público deseja que seja abordado.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.