Hilana Rodrigues; 30/09/2021 às 11:00

Manaus inaugura 1º local para descarte de lixo eletrônico

A sede foi capacitada para receber o material pós-consumo como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico entre outros

Com o intuito de diminuir a quantidade de lixo eletrônico descartado irregularmente pela cidade, a Prefeitura de Manaus inaugurou o primeiro local para destinação de lixo eletroeletrônico e eletrodomésticos. 

Com o nome de Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, a base funcionará na sede da Associação de Catadores de Recicláveis do Amazonas (Ascarman), localizada no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus.

A sede da Ascarman foi capacitada para receber o material pós-consumo de todos os portes, como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, entre outros. O local funciona durante horário comercial.

O prefeito David Almeida esteve no local e assinou um termo de cooperação entre as entidades junto com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França e de Mara Ballam, gerente executiva da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

Com a assinatura do termo, a gestão municipal fica responsável por viabilizar a destinação final de forma correta de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados na cidade.

Logística reversa

A logística reversa é uma área da logística que trata do fluxo dos materiais que compõem os produtos, desde o ponto de origem, normalmente da fábrica, até o destino final, após o consumo, garantindo destinação ambientalmente adequada.

Segundo o titular da Semulsp, Sabá Reis, muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos têm tido como destinação final os rios e igarapés de Manaus, sendo parte das mais de 27 mil toneladas que são retiradas diariamente dos igarapés, e dos R$ 30 milhões por mês gastos pela prefeitura.

“Por isso, a inauguração dessa nova Central de Logística Reversa é um marco para a cidade na questão de limpeza, conscientização, economia e sustentabilidade, afinal, o ponto de recebimento oficial e a coleta agendados possibilita a eficiência da logística reversa”, enfatizou.

O chefe do Executivo municipal revelou que já estuda, junto à Semmas e Semulsp, novas parcerias com empresas termoplásticas e olarias, como uma parceria junto a empresas de termoplástico que fabricam as garrafas PETs, para também destinar um descarte correto do material.

Fonte: Prefeitura de Manaus

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.