Hilana Rodrigues; 08/06/2021 às 15:30

Manual de reciclagem simplificado

Como descomplicar a reciclagem de materiais em casa ou para doação

O estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. São mais de 11 milhões de toneladas descartadas anualmente e dessas, apenas 1,28%  chega a ser reutilizado em processos de reciclagem. Dessa forma, as discussões acerca desses temas criam alguma ideia de que essas práticas parecem ser distantes e difíceis de serem aplicadas no cotidiano.

Para começar a compreender o mundo da reciclagem, é necessário entender a diferença entre o que é reciclável e o que não é. Neste ponto entramos na diferenciação entre o que é considerado lixo: material sem valor, considerado inútil para reaproveitamento; e o que é considerado resíduo: material que pode ser utilizado para formação de outros produtos, sendo reciclado ou reformado. 

Se você é uma dessas pessoas preocupadas com a quantidade de material produzido no planeta e deseja diminuir a proporção ou dar um destino melhor, poderá fazer isso com as dicas de reciclagem e descarte correto desenvolvido no decorrer do texto com formas simples, mas capazes de promover grandes diferenças. 

O que é reciclagem e qual a importância de praticá-la?

A reciclagem é o ato de reaproveitar resíduos que seriam descartados, lhes dando um novo ciclo de utilização variado, como, por exemplo, uma peça de roupa, artesanato, acessórios e itens de decoração.

A importância em reaproveitar esses materiais está diretamente relacionada com os cuidados em relação ao meio ambiente, que cada vez mais poluído, reage com seus próprios recursos naturais, provocando calor excessivo, inundações e outros desastres em decorrência da ação do ser humano. Dessa forma, para ajudar a reverter o desgaste do planeta em que vivemos, se faz necessário aproveitar todos os materiais que são produzidos, evitando mais extração de recursos naturais e uma maior produção de lixo.

Um bom início para isso é com o descarte correto dos resíduos em casa. Com a separação adequada desses materiais é possível doar para associações e cooperativas que utilizam a reciclagem como forma de sustento familiar. Para realizar essa doação, é necessário que primeiro os materiais sejam separados entre o que pode ser doado para reciclagem e o que não. Os chamados resíduos orgânicos: restos de legumes, frutas e vegetais, e dos resíduos sólidos, papel, plástico, vidro etc.

Os materiais sólidos devem ser lavados e secados para realizar a doação, pois embalagens sujas ou molhadas podem criar fungos e bactérias. Após seco, deve ser armazenado longe do sol e da chuva e então entrar em contato com a associação para buscarem ou você mesmo fazer a entrega. Você pode optar por armazenar uma quantidade maior para entregar em determinado espaço de tempo, economizando o combustível para locomoção dos resíduos. Como os materiais estão lavados, não há risco de mau cheiro.

Fique atento, há certos materiais dentro dos descartáveis que não são recicláveis. Alguns exemplos não recicláveis são: papel engordurado e/ou molhado, carbono, papel plastificado, papel laminado, papel higiênico, latas de tinta, inseticida e pesticidas e pilhas, vidro de janelas e automóveis, espelho, tubo de TV, óculos, vidros temperados, pires, ampolas de medicamento, lâmpadas, adesivos, embalagens engorduradas, fraldas descartáveis, embalagens ou formas siliconadas.

Outro material descartado incorretamente e que gera muita dúvida de onde descartar é o lixo eletrônico: celular, carregador, pilha e bateria que não funcionam mais. Quando descartados de forma inadequada, liberam substâncias com alto grau de toxicidade,  que podem contaminar o solo, a água e o ar atmosférico. Além disso, a reciclagem desse material beneficia não só o ecossistema, mas o desenvolvimento social, visto que a doação deles incentiva programas de oportunidades, como o caso do programa “Descarte Correto” que, quando encaminhado a ele, transforma boa parte dos materiais em novos equipamentos para cursos de informática aos moradores do Estado.

Mas se você acredita que seu eletrônico não serve mais para a transformação de novos equipamentos, mas não quer jogar no lixo, pode fazer o descarte em dois pontos de recebimento: a Associação Recicla Manaus, localizada na Av. Lourenço da Silva Braga, na Manaus Moderna ou em qualquer unidade das Lojas Bemol, que basta ir presencialmente e perguntar a um dos trabalhadores presentes. Eles recolherão seu material dando um descarte correto.

Já para o descarte de materiais grandes como sofás, geladeiras, camas etc, a Prefeitura de Manaus possui a coleta agendada via WhatsApp, em que, por meio dos contatos 98415-9563 ou 98459-5618 você pode agendar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h para irem a sua residência retirar o material. Para isso, basta informar seu nome, endereço, telefone, descrição do objeto com foto e mapa localizador do endereço.

Com a data agendada, a Semulsp irá responder para você informando o dia e a hora da coleta, onde os objetos deverão estar disponíveis para recolhimento na calçada minutos antes do caminhão baú chegar. A Prefeitura recomenda que não coloque os objetos na rua antes da data agendada, por haver risco de chuva ou retirada por parte de outra pessoa.

Reciclagem fácil e prática em casa

Sabe aquela garrafa de vidro que sobra do suco, vinho, refrigerante ou cerveja depois que você consome? Ela pode ser utilizada como vaso para mudas de plantas, decoração ou para armazenamento de água para consumo diário. Dessa forma, além de criar uma nova vida útil a esse item, você também evita que um material que demora cerca de 1000 anos para se decompor seja descartado de maneira incorreta no meio ambiente.

As embalagens plásticas de margarina podem ser lavadas e reutilizadas para colocar porções de alimentos ou sobremesas em comemorações em família. A estampa em volta pode ser retirada com bombril e detergente ou bombril e acetona, ficando totalmente branca. Para substituir as sacolas de plástico, é possível utilizar as sacolas de papel que acompanham os pães e colocá-las como saco nas lixeiras do banheiro, além de serem ótimas opções de embalagens de presentes para livros.

As garrafas pet também podem ser utilizadas como vasos para plantas estando na vertical ou na horizontal, além de servirem como recipientes para guardar óleo de cozinha para doação. Uma infinidade de opções pode ser encontrada em tutoriais de reciclagens no Youtube e Pinterest, desde o mais básico ao mais gourmet que, além de promover melhora ao meio ambiente, pode ser uma forma de economia financeira ou empreendimento.

O que fazer com os resíduos orgânicos? 

Material de origem animal e vegetal, os resíduos orgânicos podem ser usados como adubo orgânico para plantas e hortaliças, como o caso das cascas de ovos, ervas de saquinho de chás e borras de café, elas podem ser depositadas diretamente nas raízes de plantas e hortaliças, dispensando qualquer procedimento anterior. Já outros materiais orgânicos, necessitam passar por um processo conhecido como compostagem para serem utilizados nas plantas em sua forma mais concentrada de nutrientes.

O processo de compostagem é o meio pelo qual os resíduos orgânicos passam até se transformar em adubo. Dessa forma, a composteira é o local onde, por meio da temperatura, fungos, bactérias, minhocas e formigas, fará as fibras vegetais e animais se transformarem em substâncias simples para uso nas plantas.

Para desenvolver o adubo, é necessário colocar na composteira cascas de ovos, frutas e legumes, pó de café (incluindo o coador), saquinhos de chá, raízes e capim seco, serragem de madeira, restos de pães e grãos. Já restos de carne e peixe, papel higiênico usado e fraldas, fezes de animais, madeira envelhecida, bitucas de cigarro, alimentos cozidos, materiais sólidos descartáveis, não são permitidos, pois prejudicam o andar da compostagem.

Em lojas de departamento ou sites de desapego é possível comprar composteiras de tamanhos variados. Mas para os que gostam de produzir os famosos “diy” (faça você mesmo), também há como fazer uma composteira simples. Com um balde alto ou um galão de água de 5 litros com pequenos furos na lateral, você já possui seu recipiente para preencher com resíduos orgânicos e matéria seca, intercalando uma camada de cada e mexendo, duas vezes ao dia, a mistura para entrar ar. Após 20 dias, já poderá ser usado como adubo, colocando-as nas plantas ou utilizando o próprio depósito como vaso para plantar algo.

Tá sem tempo? prefere entregar para outra pessoa reciclar por você?

Há cooperativas, associações e grupos independentes de recicláveis em diversos bairros de Manaus, e essas organizações empregam muitas pessoas, garantindo o sustento de inúmeras famílias. Então, se você tem material reciclável e prefere entregar diretamente nos galpões de trabalho ou verificar a possibilidade de busca no seu domicílio, basta direcionar a câmera do seu celular para o Qr Code abaixo e ter acesso à lista completa dessas organizações em Manaus. 

Link Qr Code: 

https://docs.google.com/document/d/1hvUoRZdjhN_VJGPe4YLIA22AdIAOYwR5FxPpYqkLN3E/edit 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.