Ariel Bentes, Isabella Botelho e Nayá Costa; 24/10/2019 às 07:00

#Manaus350: Lugares para se inspirar

Selecionamos 5 lugares para você buscar inspiração e fazer um brainstorm junto à sua equipe

Manaus foi criada no século XVII para demonstrar a presença lusitana e fixar domínio português na região amazônica, que à época era considerada uma região estratégica no território brasileiro. O núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, teve seu início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado por Francisco da Mota Falcão em 1669, data convencionada como nascimento da cidade.

(Foto: Divulgação)

Hoje, 350 anos depois, a majestosa capital à beira do Rio Amazonas possui diversas conquistas como a Zona Franca de Manaus, Polo Industrial que há 52 anos fortalece o comércio e a economia local. Além disso, nos últimos anos o Centro Histórico da cidade vem sendo revitalizado e é em um desses pontos, ao redor do Museu da Cidade, que desde 2015 ocorre o Festival Paço a Passo, maior festival de artes integradas da região Norte.

Para celebrar o aniversário de nossa cidade, selecionamos 5 lugares para você buscar inspiração e fazer um brainstorm junto à sua equipe. Afinal, contemplando grandes belezas manauaras, surgem grandes ideias. 

Museu da Cidade

O Museu da Cidade, antigo Paço da Liberdade, é um dos prédios mais antigos da cidade e apresenta características arquitetônicas neoclássicas.

Localizado no Centro Histórico da cidade, em frente a Praça Dom Pedro II, o Museu é uma das mais importantes edificações e atualmente é um espaço cultural que preserva parte da memória manauara. O local reúne exposições tecnológicas, peças arqueológicas e artigos regionais, perfeito para quem deseja unir passado e presente. 

Mercado Municipal Adolpho Lisboa 

Localizado no Centro Histórico de Manaus, o Mercadão é mais um símbolo da arquitetura do período áureo da borracha e uma relíquia para todo o país. Considerado um dos mais importantes espaços de comercialização de alimentos e produtos típicos da região amazônica, por ser um dos principais exemplares da arquitetura de ferro em todo o mundo, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1987. Com suas cores, sabores e texturas, o Mercado é escolha para aqueles que buscam inspiração!

Praia da Ponta Negra

A praia da Ponta Negra é um dos principais cartões postais da cidade. A orla possui um anfiteatro, e  jardins. O passeio pela Ponta Negra é ideal para os profissionais que desejam se inspirar com a diversidade cultural do local e com a paleta de cores do pôr sol. 

Pavilhão Universal 

Símbolo do legado arquitetônico, histórico e patrimonial de Manaus, o Pavilhão Universal, localizado no Centro Histórico da cidade, é uma edificação ímpar, toda em ferro, da época da Belle Époque. A obra de revitalização e reforma será entregue hoje, 24, e entrará na programação oficial de aniversário da capital.

O espaço, que funcionará como um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), devolve aos manauaras um importante monumento, resgata elementos de nossa cultura e dá aos comunicadores uma nova inspiração. 

Casa da Sereia

Inaugurada no mês de julho, a Casa da Sereia é um ateliê de grafitti, tatuagem, alimentação e ecojardinagem urbana. Localizada no bairro Petrópolis, na rua Almir Pedreiras, número 50, a Casa foi fundada por três artistas, Laís Rebecca, Marcos Vinícius e Débora Erê. 

A Casa da Sereia é um local perfeito para designers, que poderão observar os quadros e desenhos presentes no espaço, tudo baseado em artes urbanas.  

O espaço funciona de segunda a sábado, das 6h às 20h da noite.

Nossa Manaus respira inspiração. Seja passeando pelo Centro Histórico, que nos leva a uma viagem pelos tempos áureos da borracha, ou andando na orla da Praia da Ponta Negra, contemplando o pôr do sol mais bonito da cidade. Manaus é arte

Não perca a oportunidade de visitar um desses lugares, pois Manaus é repleta de belezas naturais e arquitetônicas e rica em diversidade cultural! Conhece outro local que é perfeito para os profissionais de comunicação utilizarem como inspiração? Conta para gente!

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.