AmazôniaNotícias

#Manaus350: Lugares para se inspirar

Manaus foi criada no século XVII para demonstrar a presença lusitana e fixar domínio português na região amazônica, que à época era considerada uma região estratégica no território brasileiro. O núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, teve seu início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado por Francisco da Mota Falcão em 1669, data convencionada como nascimento da cidade.

(Foto: Divulgação)

Hoje, 350 anos depois, a majestosa capital à beira do Rio Amazonas possui diversas conquistas como a Zona Franca de Manaus, Polo Industrial que há 52 anos fortalece o comércio e a economia local. Além disso, nos últimos anos o Centro Histórico da cidade vem sendo revitalizado e é em um desses pontos, ao redor do Museu da Cidade, que desde 2015 ocorre o Festival Paço a Passo, maior festival de artes integradas da região Norte.

Para celebrar o aniversário de nossa cidade, selecionamos 5 lugares para você buscar inspiração e fazer um brainstorm junto à sua equipe. Afinal, contemplando grandes belezas manauaras, surgem grandes ideias. 

Museu da Cidade

O Museu da Cidade, antigo Paço da Liberdade, é um dos prédios mais antigos da cidade e apresenta características arquitetônicas neoclássicas.

Localizado no Centro Histórico da cidade, em frente a Praça Dom Pedro II, o Museu é uma das mais importantes edificações e atualmente é um espaço cultural que preserva parte da memória manauara. O local reúne exposições tecnológicas, peças arqueológicas e artigos regionais, perfeito para quem deseja unir passado e presente. 

Mercado Municipal Adolpho Lisboa 

Localizado no Centro Histórico de Manaus, o Mercadão é mais um símbolo da arquitetura do período áureo da borracha e uma relíquia para todo o país. Considerado um dos mais importantes espaços de comercialização de alimentos e produtos típicos da região amazônica, por ser um dos principais exemplares da arquitetura de ferro em todo o mundo, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1987. Com suas cores, sabores e texturas, o Mercado é escolha para aqueles que buscam inspiração!

Praia da Ponta Negra

A praia da Ponta Negra é um dos principais cartões postais da cidade. A orla possui um anfiteatro, e  jardins. O passeio pela Ponta Negra é ideal para os profissionais que desejam se inspirar com a diversidade cultural do local e com a paleta de cores do pôr sol. 

Pavilhão Universal 

Símbolo do legado arquitetônico, histórico e patrimonial de Manaus, o Pavilhão Universal, localizado no Centro Histórico da cidade, é uma edificação ímpar, toda em ferro, da época da Belle Époque. A obra de revitalização e reforma será entregue hoje, 24, e entrará na programação oficial de aniversário da capital.

O espaço, que funcionará como um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), devolve aos manauaras um importante monumento, resgata elementos de nossa cultura e dá aos comunicadores uma nova inspiração. 

Casa da Sereia

Inaugurada no mês de julho, a Casa da Sereia é um ateliê de grafitti, tatuagem, alimentação e ecojardinagem urbana. Localizada no bairro Petrópolis, na rua Almir Pedreiras, número 50, a Casa foi fundada por três artistas, Laís Rebecca, Marcos Vinícius e Débora Erê. 

A Casa da Sereia é um local perfeito para designers, que poderão observar os quadros e desenhos presentes no espaço, tudo baseado em artes urbanas.  

O espaço funciona de segunda a sábado, das 6h às 20h da noite.

Nossa Manaus respira inspiração. Seja passeando pelo Centro Histórico, que nos leva a uma viagem pelos tempos áureos da borracha, ou andando na orla da Praia da Ponta Negra, contemplando o pôr do sol mais bonito da cidade. Manaus é arte

Não perca a oportunidade de visitar um desses lugares, pois Manaus é repleta de belezas naturais e arquitetônicas e rica em diversidade cultural! Conhece outro local que é perfeito para os profissionais de comunicação utilizarem como inspiração? Conta para gente!

Mais recentes

Entretenimento

Bloco do Decreto abre Circuito de Carnaval na avenida Nilton Lins com entrada gratuita

Festa acontece neste sábado (14), a partir das 16h
Entretenimento

Panorando estreia ‘Aboio – O Auto do Boi Cansado’ com apresentação gratuita em Manaus

Espetáculo reúne dança, teatro e máscaras para refletir sobre cultura popular e exaustão no trabalho
MúsicaSem categoria

Jhimmy Feiches lança ‘Bonito na Vida é Se Apaixonar’, álbum que celebra o amor em suas múltiplas formas

Três músicas inéditas foram lançados pelo artista 
Eventos

Centro Cultural Velha Serpa recebe lançamento da HQ ‘A Batalha de Itacoatiara’

Lançamento marca o encerramento do circuito oficial e reconecta obra ao local onde a história aconteceu
Entretenimento

Bloco do Decreto abre Circuito de Carnaval na avenida Nilton Lins com entrada gratuita

Festa acontece neste sábado (14), a partir das 16h
Entretenimento

Panorando estreia ‘Aboio – O Auto do Boi Cansado’ com apresentação gratuita em Manaus

Espetáculo reúne dança, teatro e máscaras para refletir sobre cultura popular e exaustão no trabalho
MúsicaSem categoria

Jhimmy Feiches lança ‘Bonito na Vida é Se Apaixonar’, álbum que celebra o amor em suas múltiplas formas

Três músicas inéditas foram lançados pelo artista 
Eventos

Centro Cultural Velha Serpa recebe lançamento da HQ ‘A Batalha de Itacoatiara’

Lançamento marca o encerramento do circuito oficial e reconecta obra ao local onde a história aconteceu

Relacionadas

Notícias

Governo do Pará lança Edital Semear 2026 para apoiar projetos culturais

Inscrições para captação de recursos via ICMS seguem até 5 de março; cada projeto pode receber até R$ 600 mil
NotíciasSociedade

CUFA Amazonas abre vagas para aulas gratuitas de dança e esportes em Manaus

Projeto oferece atividades para crianças, jovens e adultos; a iniciativa busca ampliar o acesso à cultura e esporte para a comunidade
Acessar o conteúdo