Patrícia Patrocínio; 29/09/2021 às 15:00

Manart lança estampa inspirada em mega mural de graffiti de Arab Amazon

As obras do artista visual estão espalhadas por Manaus, nas periferias e também nas zonas mais privilegiadas

A Manart Galeria acaba de lançar a estampa “Reino”,  inspirada na obra “O Reino do Pôr do Sol” do artista visual Arab Amazon, um dos maiores expoentes do graffiti (artes urbanas) e da cultura hip hop no norte do país.

SAIBA + Artista Arab Amazon – Manart Galeria

SOBRE O ARTISTA

Arab Amazon é um escritor de graffiti, natural de Belém do Pará (radicado em Manaus-AM, há mais de 27 anos), considerado um dos precursores do graffiti na região norte do país.

Sua principal técnica é o spray can e os temas de suas obras são o cotidiano urbano amazônico, a fauna, a flora e os sentimentos universais inspirados na iconografia Marajoara e geometria abstrata, de estética tridimensional e futurista.

“Esse processo eu chamo de Amazônia Urbana, é uma Amazônia dentro da cidade, dentro do processo urbano, onde as pessoas têm contato visual com algo que lhe é familiar, mas num contexto totalmente diferente”, afirma Arab.

ONDE ENCONTRAR AS SUAS OBRAS

As obras do artista visual Arab Amazon estão espalhadas por toda a cidade, nas periferias e também nas zonas mais privilegiadas, além de interiores de casas, escritórios executivos, colunas de viadutos, instituições públicas, bares de rock, terrenos baldios, veículos particulares e em estúdios de tatuagem.

INSPIRAÇÕES ARTÍSTICAS

“Cara, eu me inspiro em muuuuuita coisa! Em diversos artistas e vertentes artísticas diferentes. Eu gosto de tuuudo! Eu costumo dizer que dentro do processo das artes urbanas, eu vou de Speto a Daim. Speto é um artista de São Paulo, que pinta coisas muito simples, porém muito significativas e Daim é um cara que tem umas megas produções em 3D, super complexas, da Alemanha, e eu gosto de passear por esses estilos”, declara o artista.

BANDEIRA DE LUTA

“A minha principal bandeira de luta é o graffiti! É por ele que eu luto, é por ele que eu quero evoluir, que eu quero crescer, quero ver meus amigos ficarem independentes, pelo graffiti que eu quero ver as pessoas terem o mínimo de sustento dentro de casa, é pelo graffiti que eu quero ver as pessoas tendo um direcionamento pro bem. O graffiti é a minha maior bandeira de luta.”

*DICA PRA QUEM ESTÁ COMEÇANDO*

“O conselho que eu sempre dou pra quem tá começando é que seja natural o processo, mas que se inspire em pessoas que tenham bons resultados, em pessoas que deixaram transparecer um progresso na sua trajetória, e não esquecer que tudo isso vem de uma cultura underground, que é discriminada, porém não significa que seja errada”, ressalta Arab Amazon.

SOBRE A OBRA “O REINO DO PÔR DO SOL” (2021)

O Reino do Pôr do Sol (2021) é o título do mural de graffiti produzido pelo artista visual Arab Amazon, que está localizado no alto de um prédio da Avenida Eduardo Ribeiro, uma das principais vias de comércio e circulação, da cidade de Manaus, e possui uma grande diversidade de cores e representações Amazônicas, como a onça pintada que representa o poder e a coragem, e o guaraná, fruta típica do município de Maués (Amazonas), muito utilizada para a fabricação de refrigerantes, energéticos, etc, e que também é sinônimo de energia e vitalidade, entre outros.

LOJA VIRTUAL

O primeiro lote de produtos com a estampa “Reino” já está disponível por meio do site www.manartgaleria.com, e inclui cerca de 40 peças de camisas exclusivas, disponíveis nos modelos tradicional e baby look, nos tamanhos que vão do PP ao 2X. A edição do mês de Setembro conta com a participação especial da modelo, atriz e cantora, Evelyn Félix (Unna).

LEI ALDIR BLANC

O lançamento da estampa “Reino”, em parceria com o artista visual Arab Amazon, faz parte do projeto de Expansão da Manart Galeria, que foi contemplado pelo Edital Prêmio Feliciano Lana por meio da Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal, pela Secretaria Especial da Cultura.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.