Ariel Bentes; 24/01/2020 às 16:31

Janeiro Branco: saúde mental no ambiente de trabalho

79% dos profissionais relatam ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses, diz pesquisa publicada pela Capita

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um ambiente de trabalho que não é agradável é um dos principais causadores de doenças mentais. Além disso, segundo dados do 1º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, no Brasil  transtornos mentais são a terceira causa de incapacidade para o trabalho.

(Arte: Mercadizar)

Pessoas que trabalham muitas horas seguidas, estão em um ambiente de muitas cobranças e alto índice de tensão diária, podem apresentar sintomas como tristeza, perda de interesse, solidão, choro excessivo e irritabilidade. Algumas profissões como professores, assistentes sociais e profissionais da saúde em geral são algumas das áreas que estão mais suscetíveis a desenvolver depressão, ansiedade, síndrome de burnout e outros transtornos mentais.

Segundo Karla Baêta, coordenadora de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, os riscos à saúde mental devem ser identificados da mesma forma que outros riscos de saúde e segurança no local de trabalho. 

“O reconhecimento por parte dos empregadores e dos trabalhadores da relação entre o trabalho e o adoecimento mental é o primeiro passo para a melhoria dos ambientes e processos, resultando na prevenção destes agravos e na promoção da saúde do trabalhador”, afirmou Karla ao site da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Transtornos mentais ainda são um tabu no trabalho

De modo geral, doenças mentais são um tabu e no ambiente de trabalho não é diferente. Isso ocorre pois os profissionais sentem medo de serem demitidos. De acordo com a pesquisa Mind, profissionais relataram que ao comunicarem ao seus chefes suas doenças mentais foram discriminados. Além disso, 6% afirmaram que foram forçados a pedir demissão e 2% foram imediatamente dispensados.

Iniciativa da Abyara Brokers

Para Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMAT), é necessário que a equipe de recursos humanos (RH) das empresas estudem o que são os transtornos mentais e levantem indicadores para que se crie políticas internas. Um exemplo disso, é a imobiliária brasileira Abyara Brokers que mapeou 32% dos seus funcionários e identificou que 70% deles estavam frequentemente estressados. Em seguida, a empresa ofereceu ajuda para 56 pessoas, mas somente 23 aceitaram. Depois a imobiliária realizou palestras e oficinas, plantões de atendimento psicológico, criou um grupo de terapia coletiva e um comitê multidisciplinar de saúde e qualidade de vida.

Para saber como manter a sua saúde mental, acompanhe o Portal Mercadizar e as nossas redes sociais e confira a próxima matéria do especial Janeiro Branco.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.