Nayá Costa; 20/01/2020 às 17:12

Janeiro branco: um panorama sobre a saúde mental na adolescência

Com o aumento do número de adolescentes com problemas relacionados à saúde mental, a busca por ajuda profissional se torna essencial para reverter o cenário

Expectativas em excesso, insegurança em relação ao futuro, medo de julgamentos e instabilidade emocional. Todos esses sintomas afetam, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 1 em cada 5 adolescentes no Brasil, ocasionando assim a falta de saúde mental. 

A adolescência e os primeiros anos da vida adulta são épocas em que ocorrem muitas mudanças, pois são feitas as principais escolhas que moldam o futuro de alguém. É nessa hora que vêm à tona aquela pergunta que nos assombra desde a infância: o que você quer ser quando crescer?

Como consequência, uma carga emocional gigantesca decai sob os ombros de quem ainda está se preparando para encarar de fato os obstáculos da vida. Todo este excesso, seja de informação, sentimento ou pressão familiar, afeta diretamente o psicológico destes jovens, que se sentem cada vez mais vulneráveis e perdidos. 

Foto: Autoral

Além desses fatores, as mudanças sociais, que variam nas diferentes culturas, geram um impacto relevante nas transformações comportamentais durante esse período. Afinal, a adolescência é o momento de descoberta, onde você está de fato aberto a mil possibilidades. Como resultado, muitos jovens acabam caindo em verdadeiras crises existenciais e de identidade. 

O advento da indústria 4.0, onde a informação circula com uma fluidez nunca vista e a tecnologia é quase intrínseca ao humano, também afeta alguns aspectos relacionados à saúde mental, pois permite que informações diversas cheguem aos jovens como um soco no estômago. Tudo é muito rápido, denso e intenso. 

Entre as principais causas que afetam a saúde mental de adolescentes, estão a depressão, transtorno alimentar e o uso de álcool e drogas ilícitas. Além de ocasionarem uma série de complicações físicas e psicológicas, tais causas se tornaram ponto de partida para a pior das situações quando se trata de saúde mental: o suicídio. 

Diante disso, o cenário de saúde mental envolvendo adolescentes se mostra no mínimo preocupante.

Não deixe de lado a comunicação

Uma importante aliada de quem está enfrentando algum tipo de problema em relação à saúde mental é a comunicação. Guardar na “mochila” todos os problemas nem sempre é a melhor das escolhas, afinal, ninguém está preparado para lidar com tudo sozinho. 

Neste momento, a presença familiar, de amigos ou quem quer que seja é de extrema importância. Para garantir que nada fuja dos trilhos e que você possa sair de situações que comprometam sua saúde, não deixe de pedir ajuda. Procure alguém de confiança e que possa auxiliar nessa busca por ajuda profissional, pois ela é indispensável.

Procure ajuda profissional 

Foto: Autoral

Como forma de melhorar toda essa situação, o fornecimento de serviços psicológicos têm aumentado em várias regiões do país, incluindo a região Norte. Apesar da pouca divulgação, existe hoje uma série de clínicas que oferecem ajuda profissional gratuita. Confira a seguir as principais clínicas para atendimento profissional na região Norte:

Manaus

Serviço de Psicologia do Departamento de Assistência Estudantil – DAEST

Local: 3º andar, Bloco 1 – ICB no Minicampos, UFAM. 

Horário: manhã de 9h às 11h e tarde das 14h às 16h

Clínica de Psicologia da UniNorte

Local: Av. Getúlio Vargas, 730 – Centro, CEP 69020-220 – Centro, Manaus – AM, 69020-220

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Pará

Clínica-Escola de Psicologia – UFPA

Local: Setor Básico do campus do Guamá da UFPA

Horário: De 08h às 13h e das 14h às 18h

Roraima

Serviço de Atendimento Psicológico – SAP

Local: prédio do SAP (Serviço de Atendimento), ao lado da Unidade de Saúde do campus Paricarana

Horário: quartas-feiras, das 8h às 11h, e das 14h às 17h

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.