Hilana Rodrigues; 03/02/2022 às 16:00

Já tirou ou atualizou seu Título de Eleitor

Agora o serviço pode ser totalmente feito pela internet

Em 2022 acontece nova eleição para definir o presidente do país, governadores de cada estado, senador e deputado federal. Por isso, é essencial que o título de eleitor esteja atualizado para fazer parte dessa escolha democrática.

A documentação precisa ser regularizada até o dia 4 de maio e com o serviço TítuloNet, do Tribunal Superior Eleitoral, é possível tirar a primeira via do título e atualizar informações inteiramente pela internet.

Passo a passo para tirar o título

No site Tribunal de Justiça Eleitoral, procure pela aba Eleitor e Eleições e clique em Título Eleitoral, em seguida em Tire ou Altere seu Título. Ao rolar a barra e descer a página, procure por Iniciar seu Atendimento a Distância.

Após preencher com o estado onde mora, você deverá clicar na opção Não Tenho sobre o título de eleitor e preencher o formulário e em seguida o requerimento do serviço.

Você precisará anexar digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Também precisará de uma foto sua segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. Todas as imagens devem estar totalmente legíveis.

O requerimento será concluído após análise das informações e dos documentos apresentados. É possível acompanhar o andamento do processo pelo site e quando for aprovado, o título digital poderá ser baixado no aplicativo e-Título, disponível para download em Android e iOS.

Atualizar informações

Na mesma aba do site, para quem já tem o título eleitoral, é possível atualizar informações como a inclusão do nome social, transferência de município, alteração do local de votação e de dados pessoais ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Para este serviço, antes de solicitar alteração de informações, verifique se possui débito com a Justiça Eleitoral, muitas vezes causado por ausência na votação e regularização de dados. Caso possua, emita o boleto e efetue o pagamento no Banco do Brasil.

No site, ao preencher as informações, selecione a opção que mais se enquadra em você: Tenho, e sei o número; Tenho, mas não sei o número; ou Tenho, mas os dados não conferem. Você deverá preencher corretamente com suas informações pessoais e também anexar os documentos de identificação já citados.

Após atualizar, o serviço seguirá para validação dos dados e também poderá ser conferido no aplicativo e-Título assim que confirmado.

Penalidades

No Brasil, o voto é opcional para jovens de 16 e 17 anos, mas obrigatório a partir dos 18 anos até os 70 anos de idade. Pessoas com mais de 18 anos que ainda não têm o título eleitoral ou que possuem pendências por não votar ou atualizar dados estão sujeitas a diversas restrições no país. 

Impossibilita de: 

  • Tirar passaporte ou carteira de identidade;
  • Abrir uma empresa;
  • Receber salários ou emprego público;
  • Receber vencimentos;
  • Se inscrever em concurso público.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.