Isabella Botelho; 22/01/2021 às 14:00

Governadores acertam ceder 5% das próximas doses de vacinas ao Amazonas

Medida tem o apoio de 22 governadores do país

O Fórum dos Governadores acertou na noite da quinta-feira, 21, o repasse de uma cota extra das vacinas que devem receber nos próximos dias ao Amazonas. 

Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve aprovar o uso emergencial de 4,8 milhões de doses da CoronaVac e 2 milhões da Vacina de Oxford/AstraZeneca chegarão a São Paulo vindas da Índia. Wellington Dias (PT), governador do Piauí, explicou ao blog da jornalista Andréia Sadi que a proposta é que o Amazonas fique com 5% do total de novas doses e os demais estados façam a divisão proporcional do restante.

Segundo Dias, a medida é humanitária. “Defendi uma proposta técnica apresentada, e tivemos aprovação dos governadores para que possamos, agora, na distribuição desse novo lote de vacinas, tirar uma fatia maior, algo como 5%, cerca de 300 mil doses, para viabilizar a vacinação em Manaus e nesses municípios mais afetados”, afirmou.

No começo desta semana, quando foi distribuído o primeiro lote da CoronaVac, o estado recebeu 282.320 doses, 4,7% do total.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.